PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WEIDINARA DE OLIVEIRA RODRIGUES DA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEIDINARA DE OLIVEIRA RODRIGUES DA FONSECA
DATA: 13/08/2021
LOCAL: Plataforma escolhida para a videoconferência: Google meet
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO ENTRE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO E ZUMBIDO EM ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Apneia obstrutiva do sono, zumbido, polissonografia, audiometria, apneia
RESUMO: Introdução: A apneia obstrutiva do sono (AOS) pode gerar alterações na arquitetura do sono, gerando consequências negativas na saúde do portador por levar a hipóxias. A longo prazo pode trazer diversos prejuízos fisiológicos, como alterações na audição. O zumbido é um sintoma presente em grande parcela da população com perda auditiva, então ele pode estar intimamente relacionado à AOS. Este sintoma é uma sensação auditiva na ausência de qualquer estímulo sonoro externo e que impacta negativamente na qualidade de vida e interfere na concentração, sono, atividades sociais e até na estabilidade emocional. Objetivo: O objetivo deste estudo é associar a apneia obstrutiva do sono e o zumbido em voluntários adultos. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, não intervencionista e prospectivo. A amostra será constituída por demanda espontânea com aproximadamente 148 voluntários de ambos os sexos com idade entre 18 e 80 anos. Serão submetidos a uma anamnese quanto a queixa de sono e zumbido, à audiometria vocal, tonal e impedanciometria, além de polissonografia tipo 3 e Escala de Sonolência de Epworth (ESS). Para aqueles com queixa de zumbido, serão administrados o Tinnitus Handcap Inventory (THI) e a escala visual analógica (EVA). Resultado esperado: Espera-se que os voluntários com apnéia do sono apresentem o sintoma zumbido e que a gravidade do sintoma esteja associado à severidade da apneia obstrutiva do sono.
Externo à Instituição - FAYEZ BAHMAD JUNIOR
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES