PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURINDA SOARES DA FRANCA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURINDA SOARES DA FRANCA PEREIRA
DATA: 20/08/2021
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: EFEITO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA ASSOCIADA À TERAPIA SONORA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ZUMBIDO CRÔNICO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO
PALAVRAS-CHAVES: Zumbido; Programação Neurolinguística; Terapia Sonora; aconselhamento; ensaio clínico randomizado.
RESUMO: Introdução: O zumbido é um sintoma que pode gerar incômodo e interferir negativamente na qualidade de vida. A Terapia Sonora (TS) é um dos recursos terapêuticos que reduz o desconforto por meio de um gerador de som (GS), o qual acentua a percepção dos sons ambientais e promove a habituação do zumbido no Sistema Auditivo Central. A Programação Neurolinguística (PNL) encoraja as pessoas a “gerirem as próprias vidas” e a “abrir as mentes” para novas perspectivas, é uma ferramenta adicional que incentiva o raciocínio assertivo e novas escolhas, visando estruturar e sedimentar os conceitos de habituação. Objetivo: Avaliar a efetividade das técnicas da PNL associadas à TS no tratamento do zumbido. Método: É um ensaio clínico randomizado controlado, duplo-cego, realizado em indivíduos com zumbido crônico, cadastrados no banco de dados de um grupo de pesquisa em zumbido de uma Instituição de Ensino Superior Pública, que serão divididos em dois grupos escolhidos aleatoriamente e distribuídos conforme a intervenção a ser aplicada. No grupo 1, só será aplicada a TS, e no 2, a associação da PNL com TS. Todos os pacientes passarão por avaliação otorrinolaringológica prévia, exames audiométricos, questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI) e Escala Visual Analógica (EVA). Realizar-se-ão cinco sessões de trinta minutos, com enriquecimento sonoro (GS) e aconselhamento, como TS e, na PNL, a aplicação de técnicas como remodelagem do mapa mental, ancoragem, espelhamento e ressignificação. Resultados esperados: Redução significativa dos valores do THI e da EVA, quando associadas a PNL e a Terapia Sonora, e do impacto do zumbido na vida dos indivíduos.
Externo à Instituição - FÁTIMA CRISTINA ALVES BRANCO-BARREIRO
Interno - 047.092.134-02 - KELLY CRISTINA LIRA DE ANDRADE - UNCISAL