PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA LIGIA LIMA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA LIGIA LIMA BATISTA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: UFPB - SALA LIEV - CCS
TÍTULO: Relação entre a disartria saúde mental e qualidade de vida de pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA)
PALAVRAS-CHAVES: Esclerose Lateral Amiotrófica, Disartria, Saúde Mental, Autoavaliação, Fala, Voz.
RESUMO: Introdução: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que faz parte do grupo de doenças do neurônio motor, que leva a fraqueza muscular dos músculos de todo o corpo, impactando além de outras funções, a função de fonação. Tal impacto repercute na saúde mental e qualidade de vida desses indivíduos, necessitando de um olhar diferenciado por parte da equipe envolvida no caso. Objetivo: Verificar a relação do impacto da disartria, saúde mental e qualidade de vida de pessoas com ELA. Método: Estudo observacional, transversal e prospectivo. Participarão deste estudo indivíduos com diagnóstico confirmado de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que irão compor o grupo de estudo (GE) e indivíduos sem doenças neurológicas e transtornos mentais pré-existentes, maiores de 50 anos, que irão compor o grupo controle (GCO). Será aplicado de forma remota os protocolos de autoavaliação “Vivendo com Disartria-VcD” e “Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20)” e realizada avaliação da voz através das tarefas preconizadas pela Escala Analógica visual CAPE-V, por meio de videoconferência na plataforma Zoom Meetings através da gravação de sinais via line-in. Resultados esperados: Com a realização desse estudo, é esperado que se consiga avaliar e monitorar de forma remota a voz/fala e autopercepção da saúde mental e qualidade de vida voltado à disartria de pacientes com ELA, que esse sistema possa captar um sinal qualificado e que favoreça o clínico perceber a evolução da alteração na qualidade vocal destes pacientes e escores que indiquem desfechos negativos na aplicação do “VcD” e do “SRQ-20”, mostrando assim, a correlação entre esses instrumentos, contribuindo com informações relevantes para o monitoramento e planejamento terapêutico fonoaudiológico.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES