PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA FERNANDES PEREIRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA FERNANDES PEREIRA DE MELO
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas- NELF (sala 809-CCS)
TÍTULO: A correlação entre Cervicalgia, Disfunção Temporomandibular, Ansiedade e Qualidade de Vida em Acadêmicos de Medicina
PALAVRAS-CHAVES: Disfunção temporomandibular; Cervicalgia; Ansiedade; Qualidade de vida; Estudantes de medicina
RESUMO: A Disfunção Temporomandibular (DTM) e a disfunção da coluna cervical abrangem problemas clínicos das estruturas musculoesqueléticas do sistema mastigatório e da coluna cervical. Manifestações clínicas como dor, ruídos nas articulações e função mandibular irregular ou com desvio são frequentes. Também é comum a associação entre sinais e sintomas dos músculos do sistema estomatognático e do sistema cervical ou de outras áreas. O objetivo principal da pesquisa é verificar a correlação entre a cervicalgia, ansiedade, disfunção temporomandibular e qualidade de vida dos estudantes de Medicina. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo, de caráter descritivo, onde apresentará uma abordagem quantitativa com a finalidade de verificar as relações entre a cervicalgia, ansiedade, disfunção temporomandibular e qualidade de vida dos estudantes de Medicina no período pós pandemia. A amostra se constitui de 261 estudantes, foram selecionados por meio de randomização 32 em cada semestre do curso e convidados a participar da pesquisa através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a pesquisa serão utilizados quatro instrumentos, o Neck Bournemouth Questionnaire (NBQ-Brasil), instrumento este que já foi traduzido para o português e validado, o instrumento Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD), em sua versão resumida, o instrumento na versão em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e o questionário padronizado Short Form Health Survey 36 (SF-36).
Externo à Instituição - EVELINE DE ALMEIDA SILVA
Presidente - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES