PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE MANGUEIRA LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLE MANGUEIRA LACERDA
DATA: 01/06/2021
LOCAL: meet.google.com/pqo-mucc-eic
TÍTULO: A Educação Interprofissional na Formação em Saúde da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Educação Interprofissional; Relações Interprofissionais; Assistência à Saúde
RESUMO: As necessidades de saúde da população apresentam-se mais complexas em razão das mudanças nos perfis demográficos e epidemiológicos, bem como da diversidade social e populacional, que repercuti diretamente na dinâmica de vida da população. As transformações no cenário de saúde reivindicam a preparação de profissionais capazes de confrontar as novas circunstâncias de vulnerabilidade em saúde. Um novo perfil profissional, que na prática tenha capacidade para desenvolver o trabalho colaborativo com as demais profissões que fazem parte da equipe de serviço, de forma que o objetivo central esteja em ofertar uma assistência resolutiva ao usuário/paciente, e que contemple as reais necessidades em saúde da população. Assim, a Educação Interprofissional (EIP) destaca-se como estratégia que pode promover uma reformulação e regulação da atividade profissional, de modo sejam incentivados desde a formação para atuar cobalorativamente com as diferentes categorias profissionais no serviço. A pesquisa tem por objetivo compreender os elementos-chaves da educação e das práticas interprofissionais colaborativas na formação em saúde de duas Instituições Públicas de Ensino Superior da Paraíba. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e inferencial, com abordagem qualitativa. Será realizada com os alunos matriculados no último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia, da Universidade Federal da Paraíba campus de João Pessoa-PB e da Universidade Estadual da Paraíba campus Campina Grande-PB. Utilizar-se-á como técnica para coleta dos dados empíricos, o grupo focal, e analisada na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. O estudo obedecerá os preceitos éticos dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal da Paraíba sob parecer de número 3.222.362. Espera-se com este estudo acrescentar novos conhecimentos na formação profissional em saúde e nas práticas colaborativas nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde. E contribuir para a reorientação do modelo de atenção na perspectiva de fortalecer o debate sobre educação interprofissional (EIP) e prática interprofissional.
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Interno - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO