PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MARIA MACEDO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MARIA MACEDO DE ALMEIDA
DATA: 31/01/2023
LOCAL: meet.google.com/uya-kwwk-ubp
TÍTULO: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA PARAÍBA: TRAJETÓRIA, AVANÇOS E DESAFIOS DA SUA IMPLEMENTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas, Educação Permanente em Saúde, Transformação de Práticas de Saúde, Gestão no SUS.
RESUMO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) na Paraíba iniciou seu movimento em 2003, mas só veio a ser implantada enquanto política em 2009. Este trabalho se propôs a analisar como vem se dando os processos de implementação e fortalecimento da EPS na Paraíba, concentrando-se na descrição e análise das ações e eventos realizados, buscando um aprofundamento desses processos de EPS que se estagnaram ao longo dos anos, identificando potencialidades e fragilidades vivenciadas. Trata-se de um Estudo de Caso único através da realização de entrevistas, as quais foram gravadas e transcritas e analisadas. Também foram registradas impressões da coleta de dados pelo diário de campo da pesquisadora. Foi adotado o referencial de Bardin (2016) na modalidade de análise temática das entrevistas e análise documental. O estudo de caso único teve como unidade de análise o estado da Paraíba e foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), através da sua Escola de Saúde Pública (ESP) e das Gerências Regionais de Saúde (GRS). Foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada em profundidade, caracterizada pela utilização de um roteiro aberto. A identificação dos participantes para essa fase da pesquisa foi realizada conforme a técnica bola de neve, em que as “sementes”, que se referem aos primeiros participantes contatados de cada segmento, serão: 1) Gestor vinculado a ESP, com maior tempo de experiência na condução da política de EPS; 2) Gerentes Regionais vinculados as GRS situadas nos municípios pertencentes a uma das três Macrorregiões de saúde da Paraíba. Com o objetivo de validar os achados e qualificar as evidências encontradas, foi realizada pesquisa documental por meio de homepages oficiais e solicitação nas entidades, incluindo relatórios, planos, instrumentos de gestão, portarias e documentos, além de publicações científicas em periódicos acadêmicos. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa local e observada a Resolução do CNS nº466/12. Os resultados encontrados nessa pesquisa tem relevante valor histórico no contexto da Política de Educação Permanente na Paraíba, compreendendo o seu trajeto, apontando algumas fragilidades e potencialidades do percurso, sendo possível ainda analisa-las de forma a colaborar significativamente na construção e/ou melhoria das práticas de educação em saúde nos serviços do Estado.
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Interno - 1607306 - FELIPE PROENCO DE OLIVEIRA