PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de DEFESA: BRUNA DE OLIVEIRA ABREU

DISCENTE: BRUNA DE OLIVEIRA ABREU
DATA: 16/02/2023
LOCAL: meet.google.com/aad-dqbp-dvh
TÍTULO: A educação interprofissional e o trabalho colaborativo nas Residências em Saúde da Família no Município de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Relações Interprofissionais. Educação Interprofissional. Internato e Residência. Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A reorganização dos processos formativos, tanto na graduação quanto nos programas de pós-graduação, tem despertado as mais diversas reflexões a respeito da importância do trabalho em equipe, de práticas colaborativas e da educação interprofissional. Objetivo: Compreender a percepção dos residentes e egressos sobre o papel da educação interprofissional e os elementos do trabalho colaborativo dentro dos dois Programas de Residências em Saúde da Família no Munícipio de João Pessoa - Paraíba. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Foi adotado o protocolo Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research e elaborado um instrumento semiestruturado. Participaram da pesquisa os egressos que haviam concluído a residência em março de 2022 e foram escolhidos por acessibilidade e conveniência. A realização da coleta de dados aconteceu por via remota com gravação de tela (imagem e áudio) sob permissão dos participantes. As entrevistas foram realizadas no período de maio a junho de 2022. Utilizando o critério de saturação, os registros foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade categorização temática. Resultados e discussão: A análise resultou em quatro categorias: trabalho colaborativo interprofissional, prática interprofissional colaborativa, efeitos da residência no trabalho interprofissional e a interprofissionallidade no período pandêmico. Observou-se o entendimento da importância da interprofissionalidade para a formação nos programas de residência, pela compreensão de como os egressos percebem-na e, diante disso, colocam-na em prática, inclusive imersos em um contexto pandêmico, desencadeando mudanças de práticas interpessoais estimuladas pelo programa. Considerações finais: Os egressos apresentaram em suas falas domínio do conceito da interprofissionalidade e entendem o papel da educação interprofissional nas práticas profissionais e do cuidado em saúde. À luz da perpesctiva dos egressos, constatou-se que os programas de residência em saúde da família, apesar de fragilidades percebidas, são ótimos campos de atuação para o desenvolvimento da interprofissionalidade, favorecendo uma visão de clínica ampliada e cuidado integral na assistência.
Presidente - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE