PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de DEFESA: LIVIA MARIA TAVARES MIRANDA

DISCENTE: LIVIA MARIA TAVARES MIRANDA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO NESC
TÍTULO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CUIDADO A PARTIR DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL I DO SEMIÁRIDO PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental, Avaliação em Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Indicadores de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se destacam como integrantes importantes da Rede de Atenção Psicossocial, sendo vistos como organizadores da Rede de Atenção em Saúde Mental, tendo sua assistência prestada integralmente para indivíduos em sofrimento psíquico grave e persistente. Os processos avaliativos adquiriram função política por meio da reformulação do modelo assistencial, servindo como instrumento de potencialização das práticas substitutivas ao modelo hospitalocêntrico. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo geral analisar as práticas de cuidado e processo de trabalho no CAPS do município de Queimadas-PB, por meio de indicadores de avaliação e monitoramento. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem quantitativa, no qual foram analisados o uso de 16 indicadores de monitoramento, avaliação e gestão do CAPS, subdivididos em oito temas: Atenção a Situação de Crise, Qualificação dos Atendimentos Grupais, Trabalho em Rede, Gestão do CAPS, Educação Permanente, Singularização da Atenção, Uso da Medicação, Atenção às Pessoas com Deficiência Intelectual, com recorte temporal ano de 2022. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, através do programa excel, com medidas de tendência central e de dispersão. Os resultados do estudo evidenciam o comprometimento contínuo da equipe em qualificar suas práticas nos grupos terapêuticos, um expressivo percentual de 75% dos usuários está integrado à SRT, apresentando Deficiência Intelectual (DI). Dentre as fragilidades identificadas, destacam-se o alto número de encaminhamentos a emergência psiquiátrica de usuários durante situações de crise, a participação limitada de familiares nos grupos destinados a eles, a ausência de supervisão clínico-institucional, uma elevada carga de casos por profissional de referência, a formulação e revisão de Projetos Terapêuticos Singulares e o trabalho intersetorial ocorrendo de maneira insuficiente e limitada. Conclui-se que a efetiva aplicação dos indicadores elaborados pode promover o fortalecimento da cultura avaliativa, aprimorando tanto os CAPS quanto os próprios instrumentos de avaliação. Mais do que permitir a comparação com distintas realidades, essa cultura avaliativa pode contribuir diretamente para a qualificação contínua dos serviços.
Externo à Instituição - ARDIGLEUSA ALVES COELHO
Externo à Instituição - CLAUDIA SANTOS MARTINIANO SOUSA