PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VINICIUS COSTA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICIUS COSTA ARAUJO
DATA: 30/12/2025
HORA: 08:00
LOCAL: A apresentação será de forma remota pelo Google Meet
TÍTULO: FERTILIZANTE ORGANOMINERAL COMO ATENUANTE DO ESTRESSE SALINO SOBRE A PRODUÇÃO DE SEMENTES DE Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Formas de aplicação; Genótipos; Maracujá-azedo; Salinidade da água; Qualidade de sementes.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: O maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) é uma espécie frutífera, cujos frutos apresentam expressiva relevância socioeconômica para a fruticultura brasileira, com destaque para a região Nordeste. A alta variabilidade da distribuição da precipitação pluvial é um dos fatores que limita a produção regional. Em decorrência da escassez hídrica, comumente nos sistemas de produção se utiliza fontes de água com elevadas concentrações de sais na irrigação. Neste sentido, a utilização de atenuadores, a exemplo de fertilizantes líquidos organomineral, pode reduzir os efeitos da salinidade do solo tem apresentado resultados positivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade fisiológica de sementes de três genótipos, em dois ciclos de produção de maracujazeiro-azedo, irrigados com água salina e formas de aplicação de um atenuador líquido organomineral. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas, em esquema [2 x (3 x 4)]. As parcelas principais corresponderam aos níveis de salinidade da água de irrigação (0,8 e 3,2 dS m⁻¹), enquanto as subparcelas foram constituídas pelas combinações de três genótipos de maracujazeiro-azedo (BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado e Guinezinho) e quatro formas de aplicação do fertilizante organomineral como atenuador da salinidade (sem aplicação; aplicação no solo; aplicação foliar e combinada ½ dose no solo + ½ dose foliar). Para o genótipo BRS Gigante Amarelo, na condutividade elétrica de 0,8 dS m⁻¹, observou-se que a ausência da aplicação do atenuador resultou em menor porcentagem de germinação (77%). A aplicação do fertilizante líquido organomineral de forma combinada (solo e foliar) nos genótipos de maracujazeiro-azedo atenuou os efeitos do estresse salino, elevando a qualidade fisiológica das sementes no primeiro ciclo de produção.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 337908 - RISELANE DE LUCENA ALCANTARA BRUNO
Externo(a) à Instituição - ALBERICIO PEREIRA DE ANDRADE
Externo(a) à Instituição - ANTONIO GUSTAVO DE LUNA SOUTO
Externo(a) à Instituição - GIVANILDO ZILDO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - JACKSON SILVA NOBREGA
Externo(a) à Instituição - KARIALANE DA SILVA BELARMINO