PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO FELIPE DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO FELIPE DA SILVA SANTOS
DATA: 25/11/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Laboratório de Biologia e Tecnologia Pós-Colheita
TÍTULO: Modulação do estresse oxidativo e conservação pós-colheita de umbus gigantes com recobrimentos biodegradáveis contendo solventes eutéticos naturais profundos
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Spondias tuberosa Arruda; Umbu gigante; NADES, Inovação; tecnologia; Sustentabilidade; Alginato; Amido de batata-doce.
PÁGINAS: 73
RESUMO: Frutos das variedades do umbuzeiro gigante são maiores e de aparência atrativa, sendo promissores para o mercado de fruta fresca e agregação de valor aos produtos do semiárido. Entretanto, o umbu é muito perecível e requer tecnologias sustentáveis para a conservação da qualidade pós-colheita. Este estudo avaliou a modulação do estresse oxidativo e a conservação pós-colheita de frutos de umbuzeiro gigante sob recobrimentos comestíveis à base de amido de batata-doce, alginato e solventes eutéticos naturais profundos (NADES) nas variedades ‘Lontra’, ‘América Dourada’ e ‘Macaúbas’, armazenados sob refrigeração (12 ± 2 °C) por 15 dias. Os recobrimentos aplicados aos frutos foram: Controle (sem recobrimento); amido de batata-doce (FBD) 1,25% (w/v) + Alginato (Alg) 1,25% (w/v); FBD 1,25% + Alg) 1,25% + NADES 0.75% (w/v); Alg 2,5% + NADES 0.75% e FBD 2,5% + NADES 0.75%. Frutos recobertos com filmes contendo NADES destacaram-se por reduzir a produção de etileno e atividade respiratória, manter a firmeza e reduzir o acúmulo de H₂O₂, além de promover maior atividade das enzimas antioxidantes, especialmente a superóxido dismutase catalase e ascorbato peroxidase, indicando menor estresse oxidativo. A análise de componentes principais destacou a eficácia dos recobrimentos com NADES na preservação da qualidade dos frutos durante o armazenamento, com manutenção dos atributos de qualidade e ativação coordenada do sistema antioxidante. As respostas variaram conforme a variedade, sendo ‘Lontra’ e ‘América Dourada’ mais responsivas aos recobrimentos, principalmente com FBD 1,25% + Alg) 1,25% + NADES 0.75%. Este estudo reforça o potencial do uso de recobrimentos bioativos com NADES na conservação de frutas, promovendo maior estabilidade metabólica e prolongando a vida útil dos frutos. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de pós-colheita e valorização de frutos do semiárido brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Externo(a) ao Programa - 3414410 - ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 1640287 - FERNANDA VANESSA GOMES DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Externo(a) à Instituição - ALEX SANDRO BEZERRA DE SOUSA