UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Abril de 2024

GASTRONOMIA (BACHARELADO)/CTDR - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (CTDR) - CTDR

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

     O curso de graduação em Gastronomia se propõe a formar bacharéis com sólida formação geral e humanística, com capacidade e aptidão para compreender as questões éticas, científicas e técnicas relacionadas com o planejamento estratégico, a organização e a administração em restaurantes, bares, hotéis, hospitais, buffets, resorts, cattering entre outros. Além disso, o egresso estará apto a assimilação de contínuas e novas informações emergentes do setor gastronômico regional, nacional e internacional. 

Área de Atuação:

     O avanço tecnológico e a reorganização do mercado de alimentos e bebidas em processo no Brasil levou a uma grande expansão e valorização do setor gastronômico.

     O bacharel em gastronomia poderá atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação como restaurantes diversos, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, fast-foods, buffets, spas, hospitais. Podem ser articulistas gastronômicos, personal chef e consultor gastronômico. 

 

Competências e Habilidades do Profissional:

     No Brasil, não existe ainda regulamentação para a profissão de gastrólogo, bem como, inexiste Conselhos Federais e Regionais, para legislar acerca das atribuições do exercício profissional desta classe. No ano de 2003, o senador Leonel Pavan, apresentou no senado, o Projeto de Lei no 425, que trata da Regulamentação do exercício da atividade profissional e da criação dos Conselhos Federais e Regionais de Gastronomia. No entanto, a proposta encontra-se em tramitação.

   Baseado neste Projeto de Lei, são atribuições do gastronomo:

  • Receber os alimentos e acondicioná-los dentro das normas de higiene;
  • Cuidar e controlar a limpeza da despensa e cozinha antes, durante e após os serviços;
  • Conhecer o funcionamento dos diversos utensílios presentes na cozinha;
  • Preparar os diversos pratos e cuidar de sua apresentação, seja em porções individuais ou maiores;
  • Gerenciar as relações de venda com os clientes;
  • Confeccionar cardápios;
  • Fazer o porcionamento dos pratos elaborados;

     Além dessas atribuições supracitadas, muitas outras atribuições desta classe profissional, são citadas em currículos dos cursos de gastronomia do país. 

Metodologia:

   A qualificação na área de gastronomia no Brasil é baseada nos cursos tecnológicos. A formação superior é atividade recente, e por isso não existe legislação especifica para o Curso como ocorre com os demais que seguem as diretrizes curriculares do Ministério da Educação.

   O currículo do Curso foi elaborado levando-se em consideração a demanda e tendências do mercado gastronômico atual cada vez mais exigente, e seguindo as normas propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 9394-96, e a Resolução no34-2004 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensao da Universidade Federal da Paraiba.

   O Curso oferecerá uma sólida formação interdisciplinar, integrando as atividades de ensino às atividades de pesquisa e extensão com conhecimentos das áreas das Ciências Humanas, Tecnológicas e administrativas, além de conhecimentos específicos dos alimentos desenvolvendo o perfil acadêmico e intelectual do aluno e atendendo as possibilidades de ação deste profissional, amplamente requerido pelo mercado de trabalho.

            A Estrutura Básica do curso de gastronomia será composta por Laboratórios de : Microbiologia e Bromatologia, Cozinhas Pedagógicas, Laboratório de Bar, Laboratório de Panificação e Confeitaria, o que possibilitara ao aluno a integralização dos créditos práticos com todas as atividade propostas para a otimização do seu apreendizado.

Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.4.6