PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: DAYANNA JOYCE MARQUES QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANNA JOYCE MARQUES QUEIROZ
DATA: 28/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/weu-npxe-knt
TÍTULO: HIPOVITAMINOSE D, POLIMORFISMO BsmI (rs 1544410) DO GENE VDR EM PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA: PREVALÊNCIA E INFLUÊNCIA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D SOBRE MARCADORES DE PROCESSO INFLAMATÓRIO E ESTRESSE OXIDATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Hipovitaminose D, polimorfismo genético, Fibrose Cística, inflamação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Pacientes com Fibrose Cística possuem risco de deficiência de vitamina devido à insuficiência pancreática. A vitamina tem sua deficiência possivelmente associada com estado inflamatório e estresse oxidativo. A presença de polimorfismo genéticos no VDR parece ter papel na reposta da suplementação e efeitos clínicos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência da hipovitaminose D e influência do polimorfismo BsmI (rs 1544410) do gene VDR na suplementação de megadose de vitamina D sobre marcadores de processo inflamatório e estresse oxidativo em pacientes com Fibrose Cística. Foi realizado um estudo transversal multicêntrico, seguido de estudo pré e pós não randomizado de braço único com pacientes que apresentaram insuficiência ou deficiência de 25(OH)D. Os pacientes com Fibrose Cística tinham idade > 5 anos de ambos os sexos. Na primeira etapa do estudo participaram 48 pacientes com Fibrose Cística que foram entrevistados quanto ao perfil sociodemográfico, foto tipo de pele e exposição solar, dados antropométricos (peso, altura, Índice de Massa Corporal), consumo alimentar, avaliação bioquímica para análise de função renal e hepática, cálcio, paratormônio (PTH), processo inflamatório (proteína C reativa (PCR) e alfa-1-glicoproteína ácida - A1GPA) e estresse oxidativo (malondialdeido - MDA e capacidade antioxidante total - CAOT) e determinação genotípica do polimorfismo BsmI (rs 1544410).Os pacientes diagnosticados com insuficiência e/ou deficiência de vitamina D, foram suplementados vitamina D, 4000 UI/dia para crianças de 5 a 10 anos e 10.000 UI/dia para crianças maiores de 10 anos, adolescentes e adultos, durante 8 semanas. A Análise estatística foi realizada através do “Statistical Pac age for the Social Sciences” e Prism 6, adotando-se significância de p<0,05. Observou-se que a maioria da população tinha Insuficiência e/ou deficiência de vitamina D (64,6 %). Não houve associação entre os níveis de vitamina D com sexo, exposição solar, foto tipo de pele, estado nutricional e variação genotípica do polimorfismo BsmI. Após análise de regressão linear multivariada, o MDA apresentou associação inversa aos valores sanguíneos de 25- Hidroxivitamina D (p= 0,01), porém condicionada aos marcadores de processo inflamatório. Quando avaliado somente o estresse oxidativo, essa relação essa associação desaparece. Os indivíduos com os genótipos BB e Bb apresentaram aumento dos níveis séricos de 25(OH)D, mas não os com genótipo bb do polimorfismo BsmI do gene VDR. O Analise pareada o genótipo BB apresentaram redução do A1GPA. Já o genótipo bb apresentaram níveis elevados de MDA comparado ao momento pré intervenção. Em conclusão, verificou-se uma alta prevalência de hipovitaminose D nos pacientes com Fibrose Cística, apresentando uma relação inversa estresse oxidativo quando associado aos marcadores de processo inflamatório. Quanto do polimorfismo BsmI do gene VDR, a variação dos genótipos parece influenciar os níveis de vitamina D e marcadores de processo inflamatório e estresse oxidativo. A presença de polimorfismo parece influenciar o efeito da suplementação e resposta clinica nos pacientes com Fibrose Cística. Sugerimos que nossos estudos com maior tempo e maior número de pacientes para compreender níveis ideais para correção da vitamina D e a relação com polimorfismos genéticos no gene VDR.
Externo à Instituição - ALCIDES DA SILVA DINIZ
Interno - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA