Banca de DEFESA: LAVOISIANA MATEUS DE LACERDA

DISCENTE: LAVOISIANA MATEUS DE LACERDA
DATA: 24/09/2019
LOCAL: Auditório da Pós-graduação em Educação Física
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE METILAÇÃO NO GENE VDR COM O STATUS DA VITAMINA D SÉRICA, ESTRESSE OXIDATIVO, INFLAMAÇÃO SISTÊMICA, PARÂMETROS METABÓLICOS E POLIMORFISMOS BSMI EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: vitamina D, epigenética, inflamação, estresse oxidativo, polimorfismos
RESUMO: Estudos recentes tem demonstrado uma alta prevalencia da deficiencia de vitamina D em adolescentes saudaveis. Esta prevalencia tem sido associada ao polimorfos BsmI do gene VDR e ao perfil de metilacao do DNA deste gene e este ultimo e causa de silenciamento do mesmo, afetando a atividade da vitamina D nas celulas de atuacao. O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlacao do perfil de metilacao do gene VDR com os niveis de vitamina D serica, estresse oxidativo, inflamacao sistemica, parametros metabolicos e polimorfos BsmI em adolescentes escolares saudaveis. Participaram do estudo 225 adolescentes de 15 a 19 anos de idade, matriculados em escolas publicas da cidade de Joao Pessoa. Analises do status da vitamina D, marcadores do estresse oxidativo, inflamacao sistemica e polimorfismos do gene VDR foram feitas. A metilacao do gene VDR de 209 destes adolescentes foi analisada para verificar o perfil de metilacao deste gene e correlacionar com as variaveis descritas anteriormente. Foi observado que o perfil de metilacao do gene VDR variou de 2% a 71% nos sujeitos estudados, o que apresentou diferenca significativa quando relacionado com a classificacao do status da vitamina D serica, onde os sujeitos com menores valores desta variavel apresentaram maiores valores na metilacao do gene VDR. Foi observado que o genotipo BB apresentava-se menos metilado que os demais grupos (26,1% contra 30,3% e 29,3% pra Bb e bb respectivamente), entretanto sem diferenca estatistica entre eles. Os parametros metabolicos dos adolescentes nao apresentaram diferencas estatisticas quando relacionadas ao status da vitamina D serica, assim como Capacidade antioxidante total, porem a variavel pro oxidante, a MDA, mostrou diferencas entre os grupos, pois apresentou uma correlacao negativa com o perfil de metilacao do gene VDR. Das variaveis ligadas ao o processo inflamatorio, a Alfa glico aumenta em 3% a razao de risco (de estarem parcialmente metilados). Concluimos que, mesmo os adolescentes estando saudaveis, o status da vitamina D serica esta associado a resposta epigenetica do gene VDR, porem o perfil de metilacao do deste gene nao recebe influencia dos diferentes genotipos do polimorfismo BsmI. A resposta pro oxidante tambem foi relacionada negativamente com o perfil de metilacao.
Externo à Instituição - ALCIDES DA SILVA DINIZ
Presidente - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES