PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

 

 

 

Área 27 da CAPES - Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo Área de Concentração - Gestão e Aprendizagem

Criado como Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA), no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, por meio da Resolução 09/2008 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFPB), o Mestrado teve o seu primeiro regulamento e estrutura acadêmica normatizada por meio da Resolução CONSEPE/UFPB 10/2008.  Em fevereiro de 2010, o curso foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação, Portaria MEC N.º 1.225/2010 – DOU de 20/10/2010, Seção 1, Pág. 42.

A estrutura do Programa foi atualizada atualizado pelas Resoluções Nº 79/2013, Resolução Nº 06/2015 e Resolução nº 49/2017 do CONSEPE, aprovada em 26 de dezembro de 2017. A resolução de 2017 estabeleceu uma estrutura acadêmica com uma área de concentração única denominada Gestão e Aprendizagens, que contemplava três linhas de pesquisa:

 

Apesar de atualizar procedimentos do Programa, e alinhar elementos pedagógicos, estas alterações pouco mudavam a estrutura do PPGOA, com o resultado do processo de autoavaliação de 2021 e como uma das metas estipuladas no plano de ação elaborado, foi criada uma comissão para reestruturação do Programa, estrutura que mantinha a base desde sua criação, contudo foi realizado uma grade reformulação da proposta do programa e estas atualizações e alterações foram concretizadas na Resolução nº 23/2024

A nova resolução do CONSEPE, nº 23/2024, revogou a anterior (nº 49/2017), atualizando o Regulamento e a Estrutura Acadêmica do programa. Dentre as alterações, destacam-se:

 

1. Redefinição das Linhas de Pesquisa

O programa passou a ter duas linhas de pesquisa, com uma clara fusão e redefinição das linhas anteriores. As novas linhas ficaram estruturadas da seguinte forma:

Linha 1: Gestão, Inovação e Tecnologias digitais, resultado da junção e atualização das antigas linhas "Inovação em Gestão Organizacional" e "Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes", agora enfatizando explicitamente o contexto digital;

Linha 2: Aprendizagem nas Organizações, mantendo-se semelhante à versão anterior.

Assim, a antiga Linha 2 ("Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes") foi removida como linha independente e incorporada à nova estrutura das novas linhas.

Área de Concentração: A nova resolução mantém a área de concentração em "Gestão e Aprendizagem", porém apresenta uma redefinição conceitual, ampliando seu escopo. Originalmente descrita como práticas educativas baseadas no diálogo, passa agora a enfatizar práticas de aprendizagem e espaços de criação baseados no diálogo, com destaque para organizações que "aprendem e inovam". A atualização enfatiza o caráter mais criativo, inovador e digital das práticas organizacionais aprendentes

 

2. A reestruturação do programa em 2024 atualizou o funcionamento do Programa, seu corpo docente, sua grade de disciplinas e o entendimento de “organização aprendente”. 

O nome do Programa de Pós-Graduação em Organizações Aprendentes (PPGOA) remete primeiramente a “aprendizagem organizacional” e “ciclos de aprendizagem” que é uma faceta teórica na linha de Chris Argyris & Schon e a “organizações que aprendem” que é vertente aplicada na linha de Peter Senge. E as competências e habilidades para uma gestão aprendente pensadas para o curso levam em conta basilares como organizações que aprendem; gestão; e inteligência coletiva. Por essa razão, o conceito de aprendizagem é transversal nas Linhas e nas propostas de pesquisa do PPGOA considerando os grandes princípios da literatura na área. Entende-se as organizações como locais onde as pessoas continuamente aprendem e aprimoram sua criatividade. Isso porque os blocos de construção de uma organização aprendente são, inicialmente, indivíduos, e depois equipes, que criam, compartilham e atuam na aprendizagem coletiva.

Uma organização assim opera ciclos de aprendizagem organizacional onde conhecimentos são criados, desenvolvidos, compartilhados e implementados. Envolve uma comunidade colaborativa de aprendizagem que se sustenta ao longo do tempo. Nesse sentido, as aprendizagens nas organizações se desenvolvem em paralelo com a gestão do conhecimento, vinculadas em suas definições e práticas, por meio da interação social e colaboração em equipe. Cabe a gestão organizacional garantir o ambiente e o clima adequado para que isso ocorra. Organizações que fomentam a cultura da aprendizagem e incentivam práticas baseadas em dados, informações e conhecimento, permitem não apenas aprendizado, mas, também, a melhoria e a criação contínua, motivando as equipes e motivando seus quadros de colaboradores a aprender e aplicar continuamente o que aprenderam. A apropriação do que é criado e inovado pertence as pessoas e/ou as organizações, levando em conta o que foi acordado e/ou contratado.

 

3. Ementas das linhas

LINHA 1: GESTÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Ementa da Linha: Gestão organizacional. Processos decisórios. Desenvolvimento organizacional, setorial, regional e globalização. Comunicação em ambientes internacionais, interculturais e inovadores. Planejamento e estratégias de inovação. Tecnologia e cultura digital. Usos e efeitos das tecnologias emergentes nas organizações que aprendem. Gestão de dados, informação e conhecimento. Cultura digital, inteligência artificial e redes. Acordos internacionais e internacionalização das organizações. Atualidades e tendências.

LINHA 2: APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES

Ementa da linha: Aprendizagem organizacional e ciclos de aprendizagem. Culturas, políticas e práticas em organizações que aprendem. Desenvolvimento de Competências. Desenho organizacional e aprendizagem. Aspectos cognitivos, comportamentais, relacionais e éticos de organizações e sociedades que aprendem. Aprendizagem em rede. Indicadores de aprendizagem em processos contínuos de desenvolvimento organizacional e profissional. Desenvolvimento humano e relações de poder em organizações aprendentes. Liderança e Desenvolvimento Gerencial. Tópicos atuais e tendências na área.

 

4. Inclusão de Modalidade Hibrida

Uma novidade significativa é a autorização para que o curso possa ser oferecido também na modalidade hibrida (em conjunto com a tradicional presencial), já devidamente em acordo com as diretrizes da instrução normativa PRPG/UFPB Nº 01, de 10 de fevereiro de 2025 que estabelece orientações e procedimentos a serem observados na implementação de processos híbridos de ensino e aprendizagem na pós-graduação stricto sensu presencial da UFPB. Essa mudança reflete a tendência atual de ampliação do ensino híbrido nos programas de pós-graduação. O que facilitou a participação de professores de outras instituições no Programa.

 

5. Atualizações Gerais nas Disciplinas

As disciplinas também passaram por atualizações, que foram cadastradas no sistema da SUCUPIRA e que acompanham a nova estrutura acadêmica e refletem as mudanças nas linhas de pesquisa. Considerando a nova ênfase em inovação tecnológica e aprendizagem organizacional, é esperado um redirecionamento curricular em torno desses temas, com disciplinas voltadas para gestão organizacional apoiada pelas tecnologias digitais, inteligência coletiva, gestão da informação e aprendizagem organizacional em ambientes complexos e interculturais.

Os projetos de pesquisa vinculados ao PPGOA estão alinhados às suas linhas de pesquisa e contemplam temas estratégicos para a inovação e a gestão organizacional. O Programa incentiva a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções concretas para desafios gerenciais contemporâneos, garantindo aderência entre a produção acadêmica e as necessidades do setor público e privado.

A estrutura curricular do Mestrado Profissional foi reformulada para garantir maior integração entre teoria e prática, contemplando disciplinas obrigatórias e optativas que permitem ao discente aprofundar-se nas temáticas das linhas de pesquisa. A grade curricular passou a ser composta por:

10 créditos em disciplinas obrigatórias comuns;

4 créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa escolhida;

4 créditos em disciplinas optativas comuns;

4 créditos em disciplinas optativas específicas da linha de pesquisa;

4 créditos de escolha livre, que podem incluir disciplinas de outros programas de pós-graduação, desde que aprovadas pelo Colegiado.


Página Alternativa


Coordenação do Programa