PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Especialização


Especialização em Gestão de Dados no Cenário do Big Data (ATIVO)


Apresentação

A necessidade da gestão e análise de dados na organização, seja ela de caráter público ou privado, é um fato que materializou-se na contemporaneidade. Esta situação deve-se ao uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação em virtualmente todas as áreas da atuação humana a partir das últimas décadas do século passado, resultando em vastas quantidades de dados que precisam serem capturados, processados, analisados, preservados e descartados de modo a possibilitar a geração de informações com alto valor agregado.

A questão do Big Data é um assunto recorrente nas organizações, mas poucos sabem como abordá-lo em toda a sua amplitude, isso revela-se na falta de profissionais com um entendimento sistêmico sobre o fenômeno. A Especialização em Gestão de Dados no Cenário de Dados surge como um recurso que preenche uma lacuna no mercado ao proporcionar um entendimento da questão do Big Data em todo o seu espectro, endereçando as particularidades associadas ao fenômeno no que diz respeito ao Data Analytics, Data Science e Data curation.

O Curso de Especialização em Gestão de Dados no Cenário do Big Data tem como parceira o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado da Paraíba – SEBRAE/PB. Esta parceria configura-se como de cunho financeiro, onde o SEBRAE/PB fará o aporte de recursos necessários para a execução do orçamento do curso.

PÁGINA: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=15500516 

 

Público-Alvo

 

Metas

 

Corpo Docente



Educação de Jovens e Adultos - Projeto Africanidade (INATIVO)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PROJETO AFRICANIDADE APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE no. 15/2014

Apresentação

A formação continuada de professores e outros profissionais da educação que se encontra em serviço, bem como o de criar condições para a construção local de uma educação contextualizada de acordo com as especificidades de cada país ainda quando o objetivo do curso seja a especialização das pessoas que atuam com a educação de jovens e adultos – EJA, existe a intenção de que os conhecimentos e aprendizagens produzidos no processo da formação e seu produto final, possibilitem subsídios capazes de ajudar a reflexão sobre o “conceito de aprendizagem ao longo da vida estabelecido em Hamburgo como o conceito fundamental para o campo da educação” (Ireland: 2009, p.9) e sua incorporação à prática especialmente na América Latina e nos países Africanos, possibilitando repensar sobre o “sentido integrador da educação e do desenvolvimento centrado no ser humano” (Idem; p.10) para as necessárias intervenções e transformações. Para tanto essa proposta amplia os seus objetivos de formação e suas propostas de atividades respaldadas por objetivos específicos de natureza teórica, de natureza teórico-metodológica, de natureza empírica e de natureza intervencionista. Ampliar os fundamentos teóricos e práticos que permeiam os atuais conceitos de diversidade na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da aprendizagem e educação ao longo da vida. Analisar o que está e como está se revelando a EJA no âmbito conceitual e das realidades brasileira e africana no que tange as inovações/ tendências das políticas públicas globalizadas e nacionais, voltadas para a democratização do acesso ao conhecimento, a equidade e para o combate a exclusão das pessoas e Aprendentes jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

 

Metas

 

Público-Alvo

 

Corpo Docente

    

Gestão de Organizações Aprendentes (INATIVO) -

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES APRENDENTES APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE nº 56/2010.

 

Apresentação

O Curso de Especialização Lato Sensu Gestão em Organizações Aprendentes tem como objetivo articular distintos aportes teórico-metodológicos das ciências sociais, priorizando duas áreas do conhecimento: a administração e a educação. O curso adota como foco o estudo dos processos de gestão e aprendizagem em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, considerando a imbricação de tais processos como fatores de desenvolvimento social, humano e organizacional, produtividade, competitividade, sustentabilidade e emancipação. Nesse sentido visa formar gestores-educadores para planejar, monitorar e avaliar de forma democrática, inovadora e transdisciplinar.

Em sua concepção, a presente proposta de Especialização incorpora as práticas vigentes de formação da UFPB, mas ao mesmo tempo, amplia o debate e reflexão sobre suas diretrizes e metas, ao apontar a necessidade de uma formação específica compatível com as demandas que emergem no cotidiano profissional daqueles que atuam em instituições diversas, destacando-se as educativas, tanto na Paraíba quanto na região nordeste.

 

Público-Alvo

Destaca-se, no setor educação:

 

Corpo Docente