PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: DÁVILA MARIA FEITOSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÁVILA MARIA FEITOSA DA SILVA
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: MULHERES NEGRAS: Histórias de vida de influenciadoras digitais
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação; memória; escrevivência; mulheres negras; história de vida; influenciadoras digitais negras.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
RESUMO: Esta pesquisa investigou a história de vida de mulheres negras cearenses, atuantes como influenciadoras digitais. A tese defendida é que a história de vida de mulheres negras influenciadoras digitais relacionada aos espaços de memória e produção de conteúdo antirracista pode contribuir para re(construção) identitária de mulheres negras. O objetivo principal foi analisar os processos de construção da identidade de mulheres negras por meio das narrativas e produção de influenciadoras digitais. Para alcançar esse objetivo, adotou-se o método de história de vida, priorizando as informações das colaboradoras/protagonistas e utilizando a entrevista como principal mecanismo de coleta de dados. Os resultados obtidos revelam que o racismo é uma parte intrínseca da vivência e formação das mulheres negras desde a infância, permeando diferentes aspectos da vida, como a família, a escola e as relações sociais. Além disso, foi identificada a presença do colonialismo de dados, racismo algorítmico e discursos de ódio nas redes sociais, evidenciando as mulheres negras como alvos precisos dessas violências. No entanto, também se destaca o papel dessas mulheres como agentes de transformação social e ruptura de normas coloniais, utilizando seus perfis no Instagram como ferramentas de expressão política, identitária e educacional. A contribuição deste estudo reside em proporcionar uma reflexão sobre as experiências e trajetórias das mulheres negras cearenses, oferecendo um espaço para suas vozes e memórias ancestrais. Por meio da rememoração atenta, busca-se iniciar um processo de cura e desobediência epistêmica dentro do campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES