PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: MARIA ELIZIANA PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ELIZIANA PEREIRA DE SOUSA
DATA: 23/05/2024
LOCAL: UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS INFOEDUCACIONAIS EM BIBLIOTECAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS: IMPACTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA APROPRIAÇÃO/CONSTRUÇÃO DOS SABERES INFORMACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: políticas de informação; infoeducação; políticas educacionais; mediação da informação; mediação cultural
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: As relações entre os sujeitos e os saberes informacionais são uma construção que envolve práticas educativas, desenvolvimento de atitudes, apropriação cultural, habilidades informacionais, processos formativos, dentre outras características que vão além da competência para o uso da informação. A infoeducação tem se mostrado na literatura científica de Ciência da Informação como o caminho que possibilita ultrapassar os limites da capacitação instrumental, visando à educação para uso da informação a partir da teoria da dialogicidade, que resgata a dimensão epistêmica da Educação e da Informação, ocupando-se dos saberes informacionais. Com base nessa abordagem propositiva, o objetivo geral desta tese consiste em investigar as políticas de informação e as possíveis implicações das reformas educacionais ocorridas no período compreendido entre os anos de 2016 a 2019, analisando os impactos ocorridos, ou não, na construção de saberes informacionais e nas bibliotecas dos Institutos Federais de Educação. Em termos teóricos, de início, contextualiza-se a Ciência da Informação como um campo científico e epistemológico. Em seguida, discute-se a informação e a mediação a partir da perspectiva dialógica em Paulo Freire. O momento seguinte limita-se a analisar as reformas educacionais na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica inclui a pesquisa bibliográfica e documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) técnicos, nas reformas educacionais e entrevistas com bibliotecários. As técnicas utilizadas para coleta e análise de dados incluem a utilização de entrevista semiestruturada, cujos conteúdos foram discutidos e interpretados à luz da análise do discurso. Conclui-se que as reformas educacionais investigadas implicam profundamente na educação, nas bibliotecas e nos profissionais de informação e trazem inúmeras consequências para a educação ofertada nos Institutos Federais e ainda contribuem para o aumento da fissura entre biblioteca e educação, fortalecendo a permanência da cultura do difusionismo informacional, levando a crer que a consolidação das políticas de informação e da infoeducação ainda caminham a passos lentos em direção ao que se propõe à literatura de Ciência da Informação, que é a formação no campo da informação, dentro de uma perspectiva emancipatória do sujeito. As reformas descaracterizam o tipo de educação ofertada pelos Institutos Federais de Educação, que é pautada na formação humana e integral que articula a formação geral e a formação técnica e que passa a ser inviabilizada por meio da adoção da nova reforma ao reorganizar toda estrutura curricular do novo ensino médio em itinerários formativos e dividir a formação geral da formação técnica, ou seja, não leva em consideração a exitosa política pública de ensino médio ofertada pelos Institutos Federais de Educação. Por fim, é fundamental reconhecer que o desenvolvimento de políticas de informação e infoeducação no Brasil dependem do fortalecimento da educação, das bibliotecas e dos bibliotecários que necessitam de constante qualificação para melhorar sua atuação, e esse processo tem início na construção de políticas públicas voltadas para articulação mais forte entre educação, trabalho, ciência e cultura e no diálogo com os profissionais que trabalham na educação.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES