PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS CARLOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS CARLOS DA SILVA
DATA: 27/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPGCI
TÍTULO: ENTRELACE DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL E DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA POPULAÇÃO TRANS: ANÁLISE DOS EFEITOS DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
PALAVRAS-CHAVES: Representação social; Representação da informação; Marcadores sociais da diferença; Textos verbais; Textos não verbais.
PÁGINAS: 90
RESUMO: No processo de construção das relações sociais, as pessoas se confrontam com signos que estabelecem regras para a classificação dos fenômenos sociais que afetam as interações entre elas. Nesse âmbito, estão presentes as representações sociais que são fundamentais, pois refletem as crenças, os valores e as culturas de grupos sociais, que são expressas de diversas maneiras, como textos verbais e não verbais. Esta pesquisa foca no contexto de pessoas trans, as quais são permeadas por preconceito, discriminação, violência e exclusão na sociedade. É, pois, observando esse contexto, que esta pesquisa será desenvolvida pautando-nos na seguinte questão-problema: como se evidenciam as representações direcionadas às pessoas trans pela sociedade, bem como pela própria comunidade, expressadas nos textos verbais e não verbais, espelhados nos muros e faixas da cidade de João Pessoa? Nesse tear, o estudo tem por objetivo geral analisar as representações nos textos verbais e não verbais, direcionadas a comunidade trans, pela sociedade e como ela se percebe diante deste cenário. A pesquisa parte da hipótese: de que as linguagens expressadas nos textos verbais e não verbais demarcam as pessoas trans como seres abjetos, reforçando estereótipos negativos sobre suas vivências. Nos textos verbais, a utilização de termos depreciativos pode contribuir para ambientes hostis, bem como distanciar as pessoas para o entendimento de questões que envolvam as pessoas trans, como os textos não verbais podem reforçar estereótipos prejudiciais, que enquadram esses sujeitos como anormais. Metodologia: Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados será feita através de uma pesquisa de campo com espaços informacionais que atendem pessoas trans e usará questionário e entrevistas semiestruturadas com esses sujeitos. Além disso, usará o método snowball para o alcance de pessoas em geral. Nas imagens também será aplicado o paradigma indiciário. Para a análise dos dados, usaremos o Discurso do Sujeito Coletivo para as percepções dos participantes sobre os termos coletados, bem como para as imagens, que também serão analisadas pelos métodos iconográfico e iconológico. Os resultados esperados buscam compreender a influência dos termos e das imagens na exclusão de indivíduos trans. Nesse sentido, conclui-se que este estudo buscará contribuir para a visibilização de como a utilização de termos e imagens podem reforçar estereótipos negativos sobre as pessoas trans.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 081.236.673-53 - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Interno - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo à Instituição - JOSÉ ANTONIO MOREIRO GONZÁLEZ
Externo à Instituição - Fabiano Couto Corrêa da Silva
Externo à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM