PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: RAIMUNDA TAMIRES DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA TAMIRES DA SILVA
DATA: 28/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: DISPOSITIVOS INFOCULTURAIS NA EDUCAÇÃO DE ASSENTADOS: Memória e Identidades na Escola Zumbi dos Palmares
PALAVRAS-CHAVES: Dispositivos infoculturais; memória e identidade; Escola Zumbi dos Palmares; Movimento Sem Terra.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
RESUMO: Esta pesquisa analisa os dispositivos infoculturais na Escola Zumbi dos Palmares, sendo-a um Espaço de preservação cultural e de construção da identidade das crianças Sem Terrinha, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Destaca-se a trajetória de luta do território dos/as camponeses(as) em Mari-PB, reivindicando a reforma agrária e a justiça social, ao longo do século XX e até os dias atuais, assim como a resistência dos/as assentados(as) diante dos interesses das classes dominantes, os quais historicamente influenciaram a educação do campo. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar como os dispositivos infoculturais utilizados na Escola Zumbi dos Palmares contribuem para a preservação do patrimônio cultural e a construção das identidades das crianças do assentamento. A metodologia empregada é qualitativa, utilizando a etnografia para entender a dinâmica dos dispositivos infoculturais na Escola Zumbi dos Palmares. A etnografia possibilitara uma imersão profunda no contexto educacional da escola Zumbi dos Palmares, possibilitando uma pesquisa detalhada das práticas culturais, vivências e identidades dos alunos e da comunidade escolar. Logo, foi utilizada a observação participante como técnica de coleta de dados, permitindo uma afinidade maior com a rotina da escola para compreender os dispositivos infoculturais adotados ela. Os participantes em foco nesta pesquisa são as crianças do assentamento que frequentam a Escola Zumbi dos Palmares, o quadro de colaboradores da escola e os pais ou responsáveis dos estudantes. A pesquisa aborda temas como escola do campo, identidade, memória e dispositivos infoculturais, embasando-se em conceitos da antropologia e ciência da informação. Logo, esta pesquisa reafirma a necessidade de colocarmos a bandeira da educação em primeiro plano, não apenas como um meio de transmissão de conhecimentos, mas como um dispositivo que resiste às injustiças dos opressores, que lutam incessantemente para se manterem detentores do poder científico, cultural e social. Dessa forma, é importante que políticas públicas sejam pensadas e implementadas de maneira a garantir que a educação do campo continue sendo um instrumento de emancipação e fortalecimento identitário, assegurando que futuras gerações de Sem Terrinhas possam não apenas reconhecer sua história, mas também atuar como protagonistas na construção de um país mais justo e igualitário. Por fim, o estudo buscou contribuir para o avanço científico do PPGCI, oferecendo reflexões valiosas sobre o papel da escola na promoção da identidade cultural e na luta por justiça social nos assentamentos do MST.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Externo ao Programa - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - LEYDE KLEBIA RODRIGUES DA SILVA