PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: EMILSON FERREIRA GARCIA JUNIOR
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILSON FERREIRA GARCIA JUNIOR
DATA: 11/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INFORMAÇÃO, JUVENTUDES E MIDIATIZAÇÃO: ANÁLISE DAS
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO RELIGIOSA PELO
APLICATIVO JOVENS CONECTADOS DA CNBB
PALAVRAS-CHAVES: Jovens Conectados; informação religiosa; midiatização; juventudes; CNBB
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: O fenômeno da midiatização religiosa tem sido tema presente nas discussões teóricas do campo
da Ciência da Informação nos últimos 20 anos. Levando em conta tal contexto, nosso trabalho
consistiu em realizar uma análise da comunicação da informação religiosa pelo aplicativo
católico Jovens Conectados da CNBB. Com vistas a compreender como tais informações
disseminadas são capazes de ressignificar os sentidos de pertencimento dos jovens usuários da
plataforma digital estudada, adotamos uma abordagem de natureza quantiqualitativa, além de
uma análise de conteúdo e de um estudo netnográfico. No desenvolvimento da pesquisa,
aprofundamos os conceitos de informação, transdisciplinaridade, informação de natureza
religiosa, midiatização das práticas de fé, mediação, juventudes, juventudes católicas e
catolicismo digital. A partir das observações empreendidas, conclui-se que a plataforma Jovens
Conectados se ancora em três linhas de atuação. Formadora - eixo socioinstitucional pautada
nas seguintes frentes: reafirmação da institucionalidade em contraponto à pulverização de
discursos que eclodem na ambiência online; incentivo ao protagonismo comunitário a partir de
uma formação catequética, embasado na reafirmação da pertença católica em meio ao
hibridismo sociocultural presente nas vivências juvenis; oficialidade noticiosa da Santa Sé,
neste intuito, há aqui um estímulo ao desenvolvimento de um jornalismo profissional que rompa
com qualquer conteúdo que alude à desinformação, às fake News ou à cizânia eclesiológica.
Celebrativa - eixo sociopolítico ancorado na: participação social e atuação políticomissionária, o objetivo é concatenar a fé às realidades contraditórias do mundo presente, sendo
um agente promotor do bem comum; neutralidade perante a polarização político-partidária,
nesse sentido, busca-se evitar qualquer gesto que faça coro ou inflame a divisão ideológica
presente no Brasil; silenciamento quanto às pautas progressistas, temas que causam
controvérsias nas hostes católicas e que fazem parte do cotidiano das juventudes, como a
homoafetividade, não ganham ressonância ou ampla discussão. Interacional - eixo
sociodigital/híbrido, ordenado nas ações: concepção de um ser católico digital, que constrói
hábitos religiosos no universo do ciberespaço; tecitura de uma comunidade virtual de
pertencimento, estabelecido num código de conduta que busca criar relações sólidas diante de
uma sociedade permeada pela incessante liquidez e efemeridade; ritualidade colaborativa e
interação nas informações postadas nas redes sociais, neste caso, há um estímulo à participação,
em que pese, a ausência de conteúdos dissonantes; fomento à militância nas redes sociais
digitais e fora dela com o intuito de demarcar o posicionamento católico para além da esfera
religiosa, estendendo às múltiplas instâncias socioculturais físicas e virtuais. Tais proposituras
captadas evidenciam uma forte investida da Igreja Católica na arregimentação de novos fiéis,
face a disputa com outras crenças, bem como o característico fenômeno dos sem religião na
contemporaneidade. Esse cenário revela os impactos dos processos de comunicação da
informação religiosa, com potencial de interferirem não apenas na vinculação ao Sagrado, mas
sobretudo nos modos de sentir/intervir nas realidades de cada um dos atores destinatários.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER
Externo à Instituição - IVANDRO PINTO DE MENEZES
Externo à Instituição - ROBERIA NADIA ARAUJO NASCIMENTO