PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: KAMILLA REBECA SOUTO DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILLA REBECA SOUTO DE QUEIROZ
DATA: 06/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O comportamento informacional por meio do modelo Sense Making aplicado à inteligência policial e investigação criminal: estudo com servidores da Polícia Civil da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento Informacional; Sense Making; Estudos de Usuários; Inteligência Policial; Polícia Civil da Paraíba.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Na sociedade contemporânea, a informação e o conhecimento são insumos valiosos como fontes essenciais para eficiência e bom desempenho das organizações. Os estudos sobre o comportamento informacional dos usuários, contribuem com o avanço e aperfeiçoamento de resoluções relacionadas às necessidades de informação do indivíduo e das diversas instituições, bem como possibilita o entendimento do processo de busca e uso da informação e sua influência nos contextos em que estão inseridos. O gerenciamento policial estratégico utiliza a inteligência policial, visando o aperfeiçoamento do desempenho das forças policiais, com base na utilização da tecnologia e da gestão da informação, disponibilizando maior conhecimento e suporte para tomadas de decisões mais eficientes. Em face do exposto, a pesquisa tem como foco o campo dos órgãos oficiais de perícia criminal e as contribuições que os estudos de usuários de informação podem trazer ao cenário de atuação. Partindo da aplicabilidade de estudos de comportamento informacional à luz do Modelo Sense Making de Brenda Dervin (1983), buscou-se investigar como se manifestam as intervenções das práticas de comportamento informacional na inteligência policial e investigação criminal dos servidores da Polícia Civil da Paraíba. Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário a 61 policiais civis, onde foram analisados o perfil dos usuários, as necessidades e usos da informação e os comportamentos informacionais. A análise dos dados da pesquisa foi realizada através da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos otimizam a gestão e qualidade da informação que subsidiam às atividades e os processos decisórios da PCPB, contribuindo para formação de uma rede de comunicação e troca de saberes entre às áreas de conhecimento, observando a grande relevância da missão social dos órgãos de segurança pública.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo à Instituição - CARLA FACANHA DE BRITO
Externo à Instituição - JONATHAS LUIZ CARVALHO SILVA
Externo à Instituição - RENATA LIRA FURTADO