PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES
DATA: 31/10/2025
HORA: 15:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: AUDITORIA INTERNA COMO PROMOTORA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria interna governamental; aprendizagem organizacional; gestão da informação e do conhecimento; políticas de informação; regime de informação.
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Esta tese investiga como as informações produzidas pela auditoria interna podem contribuir para o fortalecimento da aprendizagem organizacional na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa parte do reconhecimento de que, nas universidades públicas, a aprendizagem organizacional é um vetor estratégico para a melhoria contínua dos processos acadêmicos e administrativos, além de contribuir para o aprimoramento da governança institucional. Embora a literatura científica tenha ampliado o interesse por essa temática, observa-se uma lacuna no que se refere à articulação entre auditoria interna governamental, políticas de informação e processos de aprendizagem organizacional em universidades públicas. Estudos que abordem a auditoria não apenas como instrumento de controle, mas como agente impulsionador da aprendizagem organizacional ainda são escassos. Buscando preencher essa lacuna, a presente investigação teve como objetivo central analisar como as informações produzidas no âmbito da auditoria interna podem contribuir para a gestão da informação e do conhecimento, bem como para o fortalecimento do processo de aprendizagem organizacional na UFPB. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, com múltiplas técnicas de coleta de dados. Foram analisados documentos institucionais relacionados à auditoria e à gestão da informação e do conhecimento; realizadas entrevistas semiestruturadas com auditores internos e servidores técnico-administrativos; e aplicado um questionário on-line a servidores de unidades administrativas e acadêmicas. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), apoiada pelo software Atlas.ti, e estruturou-se em três categorias: comunicação e fluxo informacional, gestão da informação e do conhecimento, e aprendizagem organizacional. Os resultados evidenciaram que, embora a auditoria interna produza informações tecnicamente relevantes, existem algumas fragilidades na forma como essas informações são comunicadas, compartilhadas e incorporadas às rotinas organizacionais, especialmente quanto à linguagem utilizada nos relatórios. Observou-se a baixa acessibilidade dos conteúdos para públicos não especializados e a ausência de estratégias de disseminação adaptadas aos diferentes perfis institucionais. Verificou-se, ainda, que os aprendizados derivados das auditorias carecem de maior integração às rotinas administrativas, o que acaba por restringir seu aproveitamento estratégico pelos diferentes setores da universidade. A análise do regime de informação da instituição, com base na abordagem de Freire (2021), revelou uma governança informacional centrada na conformidade normativa, porém ainda pouco orientada para a aprendizagem organizacional. Como resposta às lacunas identificadas, foi proposta uma política de informação integrada à auditoria interna, composta por diretrizes que visam reforçar o uso estratégico da informação de auditoria e ampliar sua contribuição para os processos de aprendizagem organizacional na instituição. A pesquisa oferece, assim, contribuições no campo acadêmico, ao integrar referenciais da Ciência da Informação, da auditoria governamental e da aprendizagem organizacional, ampliando o escopo de análise dos fluxos informacionais derivados da auditoria interna. No âmbito institucional, propõe uma solução para alinhar os fluxos de informação da auditoria às necessidades de gestão e inovação, com vistas ao aprimoramento da governança informacional na universidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno(a) - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER
Interno(a) - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno(a) - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Externo(a) à Instituição - JOBSON LOUIS ALMEIDA BRANDAO
Externo(a) à Instituição - Marcos de Souza
Externo(a) à Instituição - SERGIO DE CASTRO MARTINS