PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA TAMIRES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA TAMIRES DA SILVA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Sala do bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: TERRA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE: Escola Zumbi dos Palmares como dispositivo cultural de apoio as lutas dos povos assentados
PALAVRAS-CHAVES: memória e identidade; patrimônio; Escola Zumbi dos Palmares; dispositivo cultural.
RESUMO: Esta pesquisa explora a relevância da Escola Zumbi dos Palmares como um espaço de preservação cultural e identidade das crianças Sem Terrinha, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Destaca-se a trajetória de luta do MST pela reforma agrária e justiça social, desde sua origem nos anos 1970 até os dias atuais, assim como a resistência dos/as assentados(as) diante dos interesses das classes dominantes e do agronegócio, os quais historicamente influenciaram a educação do campo. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar os dispositivos culturais adotados pela escola na construção identitária das crianças do assentamento Zumbi dos Palmares. São delineados objetivos específicos, incluindo mapear as ações culturais dotados pela escola do assentamento Zumbi dos palmares; conhecer a atuação da escola como espaço de incentivo a cultural para construção das memórias e identidade dos assentados; compreender a atuação da escola Zumbi dos Palmares na visibilização das lutas e memórias dos assentados. A metodologia empregada é qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, aplicando a técnica do grupo focal enquanto instrumento de coleta de dados e utilizando a Análise do Sujeito Coletivo de Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre para análise dos dados. A pesquisa aborda temas como escola do campo, identidade, memória e Dispositivo cultural, embasando-se em conceitos de sociologia, antropologia e ciência da informação. O estudo busca contribuir para o avanço científico do PPGCI, oferecendo insights valiosos sobre o papel da escola na promoção da identidade cultural e na luta por justiça social nos assentamentos do MST.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA