PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES
DATA: 30/07/2024
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Auditoria interna como promotora da aprendizagem organizacional em uma instituição federal de ensino superior: uma abordagem baseada em políticas de informação
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem organizacional; políticas de informação; regime de informação, gestão do conhecimento, auditoria interna governamental.
RESUMO: A capacidade de aprender e transformar o conhecimento em ação efetiva é considerada um recurso estratégico, essencial para a sobrevivência e o sucesso organizacional. Sob o escopo de compreender como as organizações adquirem, compartilham e utilizam o conhecimento para aprimorar sua eficiência, a aprendizagem organizacional tornou-se vital para enfrentar desafios e promover inovações. No cerne da aprendizagem organizacional reside a compreensão dos processos pelos quais as organizações utilizam conhecimentos individuais e coletivos para melhorar suas práticas de gestão e tomadas de decisão. Essa pesquisa foca especificamente no contexto das universidades públicas, onde a aprendizagem organizacional é fundamental para a melhoria dos processos administrativos e acadêmicos, garantindo uma gestão mais eficaz e alinhada às demandas sociais. A aprendizagem organizacional tem sido tema de crescente interesse na literatura científica. No entanto, há uma lacuna nas pesquisas voltadas para as universidades públicas, particularmente na relação entre políticas de informação e práticas de auditoria interna governamental e como esses elementos interagem para promover a aprendizagem organizacional nas Instituições Federais de Ensino Superior. Observou-se que não há trabalhos anteriores que abordem diretamente essa interseção, demandando um exame aprofundado nesse contexto específico. O estudo em tela visa, portanto, preencher essa lacuna, tendo como objetivo geral investigar como as informações decorrentes dos trabalhos da auditoria interna podem contribuir para o aprimoramento do processo de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa parte das seguintes hipóteses: a) O fluxo informacional derivado da auditoria interna não está contribuindo de forma efetiva para a aprendizagem organizacional na UFPB devido a fragilidades na comunicação dos resultados das ações de auditoria realizadas, deixando de fornecer insights valiosos para aprimorar as políticas de informação e a governança na instituição; b) Considerando os processos de gestão do conhecimento envolvidos e os desafios específicos relacionados à natureza acadêmica e administrativa das universidades públicas, a implementação de uma política de informação integrada às atividades de auditoria interna trará maior eficiência à gestão da informação e do conhecimento na UFPB, impulsionando a aprendizagem organizacional e o alinhamento entre as ações de auditoria e os objetivos e metas institucionais. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo será conduzido por meio de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com gestores, colaboradores de setores estratégicos e membros da equipe de auditoria interna. Os dados coletados serão discutidos e interpretados à luz da análise de conteúdo. O estudo fará uso, ainda, da pesquisa documental envolvendo uma diversidade de documentos relacionados às práticas de auditoria interna e de gestão da informação na instituição. A fase final da pesquisa incluirá um diagnóstico do ambiente organizacional da UFPB, focando nas práticas de gestão da informação e aprendizagem organizacional. Com base nesse diagnóstico, serão propostas diretrizes para um modelo de política de informação visando aprimorar o processo de aprendizagem organizacional na instituição. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas e estratégias que potencializem a disseminação do conhecimento gerado pela auditoria, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua e colaborativa. Nesse sentido, o estudo busca contribuir para o entendimento do papel estratégico da auditoria interna na gestão do conhecimento e na promoção de uma cultura organizacional voltada para o aprendizado e a inovação.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER