PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CAROLINE DA SILVA MARINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE DA SILVA MARINHO
DATA: 25/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala do bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: Estudos sobre Mulher e Gênero a Partir das teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ciência da Informação e estudos de gênero. produção científica sobre mulheres; estudos de gênero; estudos sobre mulheres; teses e dissertações.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Métodos Quantitativos. Bibliometria
RESUMO: A análise dos estudos sobre mulher e gênero, com base em teses e dissertações, constitui um recurso importante para avaliar a visibilidade dessas temáticas e compreender as dinâmicas da produção acadêmica, especialmente no contexto da pós-graduação, que frequentemente representa o início da trajetória dos pesquisadores. Nesse sentido, a problemática de pesquisa resume-se à seguinte questão: qual o panorama dos estudos sobre mulher e gênero na pós-graduação em Ciência da Informação, com base nas teses e dissertações disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes? Para responder a esse questionamento, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar o panorama dos estudos sobre mulher e gênero na pós-graduação em ciência da informação, com base nas teses e dissertações disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. De acordo com os procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem quantiqualitativa, de caráter descritivo bibliográfico e documental. A coleta dos dados tem como foco o corpus formado pelas teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil. Para o tratamento e análise dos resultados, foram aplicadas técnicas bibliométricas para uma análise quantitativa dos dados. As informações foram extraídas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando os descritores “gênero” e “mulher”. Os resultados obtidos permitiram concluir que há uma predominância de mulheres pesquisadoras tratando a temática de mulher e gênero no campo da Ciência da Informação. Também foi possível verificar que a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Rio de Janeiro se destacam pelo elevado número de pesquisas realizadas a respeito das temáticas, principalmente por possuírem orientadoras engajadas no tema. A pesquisa também revelou uma evolução significativa nas teses e dissertações relacionadas aos estudos de mulher e gênero na pós-graduação em Ciência da Informação ao longo dos últimos anos. A partir de 2018, observou-se um crescimento contínuo nas produções acadêmicas, culminando em 14 trabalhos em 2023. Esse aumento reflete o crescente interesse e a valorização das temáticas entre os pesquisadores da área. Diante do exposto, foi possível concluir que a bibliometria foi importante para otimizar resultados por meio de uma metodologia bem clara e muito utilizada por pesquisadores para diversas finalidades. A pesquisa revelou que os estudos sobre mulher e gênero têm recebido destaque no campo da Ciência da Informação, embora ainda haja necessidade de maior expansão. Isso indica um potencial significativo para investigações futuras. Apesar das contribuições desta pesquisa para o entendimento da temática na Ciência da Informação, o campo ainda apresenta lacunas que demandam investigação. Assim, estudos futuros podem explorar áreas não abordadas nesta pesquisa, utilizando diferentes metodologias e bases de dados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo à Instituição - LEYDE KLEBIA RODRIGUES DA SILVA