PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA QUEIROGA DA COSTA ARCANJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA QUEIROGA DA COSTA ARCANJO
DATA: 27/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCI ; MEET
TÍTULO: Desvelando a meta 16.10: Assegurar o acesso público à informação pelo olhar in vivo da Teoria Comunicativa da Terminologia de Maria Teresa Cabré
PALAVRAS-CHAVES: Meta 10- ODS16; Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT); Agenda 20 30; Assegurar o Acesso à Informação
PÁGINAS: 153
RESUMO: A Agenda 2030 é uma proposta elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se compromete em não deixar ninguém para trás. Ela apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, na qual destacamos a meta 10 do ODS16: “assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”. Apesar dessa meta conter duas ações relevantes para o progresso humano, esta pesquisa se concentra na primeira, que é “assegurar o acesso público à informação”, sendo o nosso objeto de pesquisa, que será estudado pelo olhar in vivo da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) de Maria Teresa Cabré(1999). Essa opção, vem ao encontro da epistemologia da Ciência da Informação que traz, desde sua gênese, a preocupação, entre outras questões, com o acesso e a recuperação da informação. Assim, pautada na consciência de que não podemos deixar ninguém para trás, estruturamos o nosso problema de pesquisa, questionando: de que maneira os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e professores do ensino infantil (pré-escolar) do estado compreendem os conceitos de assegurar e acesso público à informação? Com foco nesse problema, estruturamos o objetivo geral do estudo com vistas a analisar, na perspectiva da Teoria Comunicativas da Terminologia de Cabré (1999), a compreensão que os bibliotecários SIB-UEPB e professoras do ensino fundamental (pré-escolar) da cidade de Monteiro - PB têm sobre os termos assegurar e acesso público à informação, enunciados na meta 10 do ODS16 da Agenda 2030 da ONU e as ações empregadas no cumprimento dessa meta. Diante disso, a fundamentação teórica está organizada em cinco seções. Apresentamos a Teoria Clássica da Terminologia, também conhecida como Teoria Geral da Terminologia (TGT), em que discutimos os fundamentos da Terminologia e das unidades terminológicas dentro da TCT e a relacionamos ao nosso objeto de pesquisa. Foi realizado um estudo diacrônico a partir da etimologia sobre os termos assegurar e acesso público à informação. Por fim, refletimos sobre a compreensão do sintagma acesso à informação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa básica, com abordagem quati qualitativa, que se define pelo seu objetivo como explicativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, será adotada a pesquisa de campo, por meio da aplicação do questionário junto aos bibliotecários do SIB-UEPB e à professores do ensino fundamental (pré-escolar) da cidade de Monteiro – PB, sendo acompanhado do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise e interpretação nos pautaremos na. Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) Lefevre e Lefevre (2012).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 081.236.673-53 - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Interno - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO CHAVES GUIMARÃES
Externo à Instituição - GUSTAVO SILVA SALDANHA
Externo à Instituição - FABIO ASSIS PINHO