PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RONIELI VICTOR DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONIELI VICTOR DA SILVA
DATA: 23/09/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: TROVAS, MOTES E VIOLAS: PRÁTICAS INFOMUSICAIS DA CULTURA POPULAR DO REPENTE EM OLIVEIRA DE PANELAS
PALAVRAS-CHAVES: Oliveira de Panelas; Teoria Fundamentada nos Dados; Práticas Infomusicais; Representação da Informação; Cultura Popular do Repente.
PÁGINAS: 90
RESUMO: As práticas e expressões da Cultura Popular do Repente são compreendidas como representações de tradição oral. Os artistas por meio do improviso cantado, narram histórias sobre si, sobre as coisas e sobre o mundo de acordo com suas percepções, que vão desde explicar o surgimento de mitos e lendas, ou acontecimentos políticos, religiosos, perpassando pela ciência e promovendo questionamentos sobre a vida, a morte e os fenômenos da natureza, compondo assim repertórios diversificados carregados de simbologias e valores. Ao tecermos uma investigação à luz da Ciência da Informação, neste cenário vasto de símbolos e representações, ajustamos a nossa lente em direção a compreensão das bases que alicerceiam as práticas culturais repentistas, observando como um cantador de viola constrói seu repertório linguístico e quais ferramentas e métodos lhe servem de apoio para a formação de seu capital intelectual. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar o Repente, expressão da cultura popular, enquanto prática infomusical por meio da produção fonográfica do poeta Oliveira de Panelas. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa pretende: realizar o levantamento do acervo fonográfico especificamente dos Repentes produzidos por Oliveira de Panelas; construir categorias analíticas do Repente evidenciando as práticas infomusicais desenvolvidas pelo repentista; propiciar um diálogo conceitual entre as análises provenientes do acervo fonográfico do as categorias levantadas e caracterizar as práticas infomusicais do Repente a partir da Teoria Fundamentada. Metodologicamente o estudo pode ser considerado do tipo documental e de cunho descritivo, cuja a análise de conteúdo propõe uma visão qualitativa sobre os cenários de produção dos registros sonoros e das composições, com o intuito de propiciar um diálogo pertinente aos aportes teóricos voltados aos campos da Representações Musical e Social. Quanto ao método, optamos pelo uso da Teoria da Fundamentada, por entendemos que os dados coletados e trabalhados sob este tipo de abordagem, nos auxiliarão em uma construção conceitual direcionada ao Repente enquanto aparato infomusical, expressão cultural que provem do imaginário coletivo composta por um amálgama de elementos, que ao serem ressignificados e representados podem vir a se tornar evocadores, instrumentos infomusicais que ajudam a entalhar a Cultura do Repente nos anais Memória e da Ciência brasileira. Ademais, ao trazermos à baila o Repente para o campo científico, esperamos ampliar o leque de objetos de estudo voltados a análise do comportamento informacional de uma cultura popular, promovendo assim novas interpretações envolvendo as práticas do Repente enquanto espaço infomusical privilegiado, fortalecendo o escopo transdisciplinar da Ciência da Informação e dos estudos em Cultura Popular.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Externo à Instituição - FABIO ASSIS PINHO
Externo à Instituição - RAIMUNDA FERNANDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ROSANE S. ALVARES LUNARDELLI