PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VITOR HUGO TEIXEIRA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR HUGO TEIXEIRA ARAÚJO
DATA: 19/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Prédio do CCSA - Miniauditório
TÍTULO: MEDIAÇÃO IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO PARA A JUSTIÇA SOCIAL NA ARQUIVOLOGIA: O guia de usuários/as do arquivo como instrumento de interferências transformadoras
PALAVRAS-CHAVES: Mediação implícita da informação. Representação da informação. Justiça social na Arquivologia. Dispositivo cultural. Epistemologias do Sul.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO: Instituições arquivísticas carregam a responsabilidade social de garantir acesso aos documentos por meio de instrumentos de pesquisa, que representam o conteúdo desses registros. Nessa conjuntura, o guia de usuários/as de arquivos é uma ferramenta que pode ser utilizada também para difundir o próprio arquivo perante à comunidade. Diante disso, considera-se problemático que o guia não tenha recebido dos/as arquivistas, ao longo dos anos, a atenção merecida, como forma de promover a mediação da informação nesses equipamentos informacionais. Nesse sentido, compreende-se que os esforços assumidos para ampliar a mediação em arquivos podem ter seu sentido ampliado quando apoiados em intervenções propostas pelas Epistemologias do Sul – que denunciam a supressão dos saberes pela norma dominante e, defendendo a justiça social como um instrumento para o reconhecimento das desigualdades sistêmicas e estruturais, oferecem alternativas em benefício da pluralidade de vozes dentro dos arquivos. Com base nisso, estabelece-se a seguinte questão da pesquisa: Como o guia de usuários/as de arquivos, a partir da representação e da mediação implícita da informação, pode ser explorado pelos/as arquivistas em favor da justiça social no Sul global? Desse modo, tem-se como objetivo geral: Propor, à luz das Epistemologias do Sul, estratégias de mediação implícita da informação em favor da justiça social por meio do guia de usuários/as de arquivos. E como objetivos específicos, busca-se: Contextualizar as Epistemologias do Sul no âmbito da Ciência da Informação e da Arquivologia; Discutir a mediação da informação no contexto da Arquivologia, especialmente no desempenho da descrição arquivística; Inscrever a representação da informação no contexto da Arquivologia como prática de mediação implícita da informação e; Debater a justiça social na Arquivologia, especificamente nos processos de mediação implícita da informação por meio do guia de usuários/as de arquivos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, descritiva, qualitativa, bibliográfica-documental e que examina os dados através da análise de conteúdo. Conclui-se que a promoção de uma correlação entre mediação implícita da informação e a representação da informação sob o prisma da justiça social, juntamente com o entendimento do arquivo como um dispositivo cultural, representa uma contribuição para o desenvolvimento de articulações entre Arquivologia e CI comprometidas com aspirações identificadas desde o Sul global.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 1272602 - ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA
Externo à Instituição - NATALIA DUQUE CARDONA