PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA CABRAL FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA CABRAL FARIAS
DATA: 27/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/krs-bbmk-yjo
TÍTULO: Políticas de Ciência Aberta em Periódicos Científicos: Análise e Proposta de Modelo para Editoras de Institutos Federais
PALAVRAS-CHAVES: ciência aberta, periódicos científicos eletrônicos, políticas de ciência aberta, políticas editoriais, acesso aberto.
PÁGINAS: 68
RESUMO: A ciência aberta, impulsionada pela evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tem desempenhado um papel fundamental na transformação da comunicação científica. As práticas de ciência aberta – como acesso aberto, dados abertos e revisão por pares aberta – buscam não apenas democratizar o conhecimento científico, mas também melhorar a transparência, a colaboração e o impacto das pesquisas. No Brasil, editoras universitárias, especialmente aquelas vinculadas aos institutos federais, enfrentam desafios para a implementação dessas práticas devido a questões que envolvem, entre outras, a falta de uma política editorial adequada. Este projeto de tese tem como objetivo analisar as políticas de ciência aberta adotadas pelos periódicos científicos vinculados às editoras dos institutos federais associados à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e propor um modelo de política de ciência aberta para essas instituições. Pretende-se, ainda, que este modelo seja acompanhado do desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar na construção e implementação dessas políticas, facilitando a adoção dessas políticas. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, quanti-qualitativo, e utilizará a abordagem Design Science Research para desenvolver um modelo de política de ciência aberta adaptado ao contexto das editoras dos institutos federais associados à ABEU. A coleta de dados será realizada por meio de análise documental e a análise dos dados seguirá os princípios da análise de conteúdo, visando identificar padrões, temas recorrentes e lacunas nas políticas encontradas. A contribuição deste estudo reside na oferta de diretrizes teóricas e práticas que possam fortalecer a comunicação científica no Brasil, promovendo uma maior integração das editoras dos institutos federais ao movimento global de ciência aberta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Externo à Instituição - ADEMAR GONCALVES DA COSTA JÚNIOR
Externo à Instituição - ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE