PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE HARLENE DA SILVA MORENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE HARLENE DA SILVA MORENO
DATA: 26/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual - Google Meet
TÍTULO: DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA ÀS POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS ESTADUAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: gestão do conhecimento; comunidade de prática; política de informação.
PÁGINAS: 87
RESUMO: Conhecimento e informação são apontados como os principais influenciadores no desenvolvimento econômico, social, educacional, político etc, das sociedades contemporâneas. Potencializam-se nas tecnologias de comunicação e informação (TICs) e caracterizam-se como relevantes no crescimento de comunidades colaborativas da informação e do conhecimento. O domínio e o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas demandam especificidades que atendam os impactos junto aos modelos e diretrizes educacionais do país, essencialmente, aqueles voltados para a gestão de aprendizagens, do conhecimento e as educacionais do Ensino Superior. As Comunidades de Prática (CoPs), grupos de pessoas que compartilham boas práticas e experiências em um mesmo domínio e buscam aprender e resolver problemas por meio de interações e trocas colaborativas, que geram vantagens e experiências para os coparticipantes. Nesse contexto, o estudo objetiva desenvolver uma proposta de política de informação que possa subsidiar a aprendizagem colaborativa e a cultura do compartilhamento através das comunidades de prática nos Sistemas Integrados de Bibliotecas das Universidades Estaduais Brasileiras. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa pretende: estabelecer uma conexão conceitual e metodológica entre as ideias de gestão do conhecimento, comunidades de prática e política de informação, sob o prisma da Ciência da Informação; mapear os Sistemas Integrados de Bibliotecas (SIB) das Universidades Estaduais Brasileiras; descrever os ambientes de colaboração das bibliotecas que compõem os Sistemas Integrados de Bibliotecas (SIB) das Universidades Estaduais Brasileiras; registrar os aspectos que buscam o compartilhamento do conhecimento nos Sistemas Integrado de Bibliotecas (SIB) das Universidades Estaduais Brasileiras; propor um modelo de política de efetivação e normativas que assegure o funcionamento das comunidades de prática. Metodologicamente, fundamenta-se quanto ao tipo como aplicada, de abordagem exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos delineia-se como documental, de natureza quantitativa e qualitativa. Realiza-se uma revisão sistemática nas bases de dados nacionais, a Base de Dados em Ciência (Brapci) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e internacionais, o Banco de Dados de resumos e citações organizados por especialistas (Scopus) e a Web of Science (WoS). A coleta e análise dos dados se dará por meio do método indiciário e do instrumentos: questionário on-line, a técnica de brauseio e a análise de conteúdo, representados por meio de quadros e infográficos. Para validar os dados pretende-se aplicar questionário online aos bibliotecários dos Sistemas Integrados de Bibliotecas com perguntas objetivas e subjetivas. Espera-se contribuir com a elaboração de uma política de informação, que sirva para a efetivação de comunidades de prática e propicie a construção de uma rede de colaboração entre os SIB das Universidades Estaduais Brasileira, e o desenvolvimento das práticas de conhecimento, do profissional para que realizem suas atividades com competência, eficácia e eficiência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Interno - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER
Externo ao Programa - 1647619 - SUZANA DE LUCENA LIRA
Externo à Instituição - LILIANE BRAGA ROLIM H DE SOUZA