PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MARGARETE DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA MARGARETE DA SILVA
DATA: 18/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: BIBLIOTECA ESCOLAR E METASSABERES INFOEDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS E REGIME INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Politicas de informação; regime de informação, infoeducação.
PÁGINAS: 107
RESUMO: Com a emergência da sociedade da informação e em virtude das revoluções tecnológicas, culturais e informacionais, as bibliotecas vêm, cada vez mais, assumindo um papel relevante nas práticas informacionais, ampliando seu status de repositório e salvaguarda de informações para centro de informação e do conhecimento. Haja vista essa importância no contexto da sociedade da informação, a presente pesquisa investiga a biblioteca escolar e os metassaberes infoeducacionais na perspectiva das políticas e regime informação, visando analisar as repercussões das políticas de informação no regime de informação da Biblioteca da Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira , Petrolina, na perspectiva de evidenciar ações relacionadas aos metassaberes infoeducacionais desenvolvidos nessa biblioteca. Apresenta como marco teórico um panorama das bibliotecas de escolas de públicas levando em consideração a biblioteca escolar como espaço de diálogo e significação da informação, information literacy para um aprendizado permanente, o bibliotecário como mediador da informação e os desafios da formação continuada. Na seção sobre infoeducação aborda a conexão entre informação e educação, a dimensão teórica da Infoeducaçao no escopo dos metassaberes infoeducacionais, o papel do infoeducador nos processos de mediação da informação e as perspectivas da infoeducação com foco no sujeito informacional. Fortalecendo o entendimento teórico acerca do tema, aborda, ainda as políticas de informação e a práxis informacional nas escolas públicas; a política e gestão de informação como agentes de mudanças na cultura organizacional da biblioteca e a infraestrutura tecnológica no acesso à informação e produção de conhecimento.
Dado a importância do regime de informação no contexto da ciência da informação e, em função do caráter teórico, metodológico e prático do regime de informação, a pesquisa traz, ainda, uma seção abordando a configuração do regime de informação, as tecnologias digitais e a apropriação da cultura e, ainda, o fluxo da informação no contexto organizacional. O percurso metodológico abordará a realidade a partir de um estudo qualitativo, delineado pela pesquisa-ação, de objetivo correlacional, cujos procedimentos técnicos e operacionais direcionam a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, com utilização de instrumentos e técnica baseados na entrevista, observação, grupo focal e na análise documental da instituição campo de pesquisa, cujos achados serão examinados através da análise de conteúdo. Contudo, espera-se que esta pesquisa, levando consideração as repercussões das políticas de informação no regime de informação possa evidenciar, na relação entre educação e informação, os elementos do regime de informação da Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira, jurisdicionada pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco, com sede em Petrolina-Pernambuco, considerando sua expansão, o desenvolvimento de novos artefatos e dispositivos informacionais e seus impactos transformadores na promoção do desenvolvimento de metassaberes infoeducacionais, pelo viés da apropriação da informação e do conhecimento.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo à Instituição - ESTHER HERMES LUCK
Externo à Instituição - JOBSON LOUIS ALMEIDA BRANDAO