PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAYANA ROBERTA DOS SANTOS EVANGELISTA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANA ROBERTA DOS SANTOS EVANGELISTA COSTA
DATA: 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Prédio da Pós-graduação do CCSA
TÍTULO: REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO: análise de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Região Nordeste.
PALAVRAS-CHAVES: gestão da informação; rede de colaboração científica; produção científica; ciência da informação; programa de pós-graduação.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: As redes de colaboração científica são meios eficazes para demonstrar as relações sociais e identificar atores chaves entre os seus participantes. Os Programas de Pós-Graduação de Ciência da Informação representam um ambiente propício para investigar as relações colaborativas na temática da Gestão da Informação (GI). Considerando que a GI é um processo de organização, armazenamento, recuperação e uso da informação dentro das organizações, o estudo objetiva analisar a rede de colaboração científica sobre a temática gestão da informação na produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Região Nordeste. Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa de nível exploratório, descritivo e documental, a partir da coleta de dados em dissertações e teses, Repositórios Institucionais, Currículo Lattes e Plataforma Sucupira, com abordagem quanti-qualitativa e adoção da metodologia de análise de redes sociais. Utiliza do software Mendeley para construção de planilhas e o VOSviewer para visualização de grafos. Identifica as dissertações e teses sobre a temática GI defendidas nos PPG na área de Ciência da Informação da Região Nordeste, defendidas no período de 2012 e 2023, caracterizando-as quanto a autoria, (co)orientação, ano de conclusão e banca examinadora. Representa a rede de colaboração quanto aos atores, a centralidade, a formação acadêmica e o vínculo institucional e mapeia o corpus teórico da produção acadêmica quanto às palavras-chave e etapas de GI. Os resultados indicam 56 dissertações, 4 teses e 188 atores, entre os quais, 60 autores, 34 orientadores, 2 coorientadores e 92 membros de banca que pesquisaram sobre GI nos PPGCI da Região Nordeste. Os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram posições centrais, desempenhando um papel-chave na articulação entre diferentes atores, maior número de conexões e alta centralidade de grau. A formação desses pesquisadores é, em maior parte, na área de Gestão da Informação e do Conhecimento e Ciência da Informação. Prevalece nas pesquisas as palavras-chave gestão da informação, ciência da informação e gestão do conhecimento. A análise das etapas da gestão da informação mais frequentes nestas pesquisas envolveram coleta, organização, disseminação e uso da informação. O estudo contribui para revelar padrões de colaboração, identificar grupos de pesquisa, verificar a distribuição da produção científica, e destacar pesquisadores e instituições de maior relevância na Região e na área de Ciência da Informação. Demonstra as possíveis relações sociais sobre a temática gestão da informação nos PPGCI da Região Nordeste, servindo de base para fortalecer e ampliar as redes de colaboração científica sobre GI, com a identificação de novas oportunidades de colaboração.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1146004 - EDILSON TARGINO DE MELO FILHO
Externo ao Programa - 4753641 - RAYAN ARAMIS DE BRITO FEITOZA