PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JOAO RODRIGO SANTOS FERREIRA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO RODRIGO SANTOS FERREIRA
DATA: 13/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Remota
TÍTULO: A desordem da informação em rede: o uso de canais sociais na transparência de órgão do Poder Executivo Federal do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: desordem da informação; transparência administrativa; entes públicos federais; redes sociais digitais.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: A Administração Pública brasileira vem sendo reestruturada tendo como principais referências o fortalecimento das garantias e liberdades fundamentais, o reconhecimento da importância estratégica da informação e do conhecimento, a influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ao buscar se alinhar a essas diretrizes, as redes sociais digitais passaram a integrar o quadro de ferramentas infocomunicacionais institucionais. Se, por um lado, essas redes sociais proporcionaram maior autonomia aos usuários para expressar ideias e divulgar conteúdos, por outro, essa liberdade favoreceu a má atuação, gerando distúrbios infocomunicacionais e prejudicando a transparência administrativa. Partindo da hipótese de que as redes sociais não são usadas adequadamente em função de sua condição de desordem, esta pesquisa teve por objetivo analisar aspectos da relação entre a transparência administrativa mediada por redes sociais digitais e a desordem da informação, em contas institucionais de órgãos do Poder Executivo Federal do Brasil. Para tanto, objetivou, especificamente, mapear, em conta de rede sociais específica, elementos que potencializam a desordem informacional; rastrear distúrbios no processo infocomunicacional provocados pela ação desses elementos; identificar evidências do alcance e da penetrabilidade desses distúrbios; e propor medidas de prevenção, de diagnóstico e de controle a serem adotadas por entes públicos. A pesquisa se caracterizou, quanto aos objetivos, à abordagem e aos procedimentos de coletada de dados, respectivamente, como exploratória e descritiva, quantiqualitativa, e bibliográfica e documental. O universo da pesquisa abrangeu as pastas ministeriais que utilizam redes sociais digitais em seus processos infocomunicacionais, sendo a amostra intencional composta pelo Ministério da Saúde. A coleta de dados, realizada entre outubro de 2023 e julho de 2024 com o auxílio do CrowdTangle, gerou um quadro com informações sobre o engajamento nas redes sociais dos órgãos pesquisados, além de transcrições e imagens que evidenciaram os elementos de desordem. A identificação dos elementos da desordem baseou-se nas macrocategorias desinformação, informação incorreta, má-informação e nas estratégias de validação do discurso autorização, avaliação moral, racionalização e mitopoiesis. A análise da desordem informacional evidenciou que o regime das redes sociais e a atuação dos usuários contribuem para distúrbios infocomunicacionais. Quando esses espaços carecem de controle e são prejudicados pela má atuação dos usuários, tornam-se canais de desordem informacional, agravados por uma lógica de mercado que prioriza o engajamento em vez da qualidade informativa, o que dificulta a transparência administrativa. Com o mapeamento, o rastreamento e a identificação das evidências dos distúrbios infocomunicacionais e de seus desdobramentos nas redes sociais evidenciados, pela materialização de um contexto de manipulação e de desinformação, contatou-se que, para enfrentá-los, é crucial adotar estratégias que envolvam a competência digital e informacional dos usuários e a responsabilização dos criadores e dos disseminadores de informações. Considera-se que, apesar dos desafios, a desordem pode, se bem gerida, ajudar a criar uma ordem informacional que equilibre a liberdade de expressão e a integridade das informações.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2322713 - MARIA LÍVIA PACHÊCO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MAYTÊ LUANNA DIAS DE MELO
Externo à Instituição - ARTHUR COELHO BEZERRA