PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE DA SILVA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE DA SILVA BEZERRA
DATA: 30/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: sala da aula
TÍTULO: ENTRE O CONTAR E O ESCUTAR: A BIBLIOTERAPIA COMO MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: mediação da informação; práticas informacionais; práticas leitoras; biblioterapia; contadores de histórias.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Propõe investigar como a Biblioterapia pode ser compreendida e aplicada nas práticas informacionais e leitoras de contadores de histórias na perspectiva da Ciência da Informação. A pesquisa traz a seguinte questão norteadora: De que forma a biblioterapia se configura prática de mediação informacional entre o contar e o escutar, na atuação dos contadores de histórias na perspectiva da Ciência da Informação? O objetivo geral: analisar o papel da biblioterapia como prática de mediação informacional, articulando os processos de narração e escuta de histórias na atuação dos contadores, sob a luz da Ciência da Informação. Tem como objetivos específicos: a) identificar os principais fundamentos teóricos da Ciência da Informação que se relacionam com os processos de mediação, apropriação e construção de sentido; b) evidenciar o uso da biblioterapia e da contação de histórias como estratégias de mediação informacional no campo da Ciência da Informação; c) descrever as experiências de contadores de histórias como ferramenta de mediação; d) verificar como o ato de escutar, no contexto da biblioterapia, contribui para a construção de sentidos, acolhimento e transformação informacional. Apresenta uma fundamentação teórica pautada na Biblioterapia, mediação da informação, práticas leitoras, contadores de histórias e a abordagem sócio-histórica no campo da Ciência da Informação. Para tal, recorreremos a autores de diferentes áreas que dialogarão entre si por meio de eixos temáticos: Almeida Jr.,(práticas sociais e mediação da informação, 2009); Alves (competência informacional e mediadores de biblioterapia; 2021); Araújo (ciência da informação, 2013); Araújo (mediação da informação como prática social e dialógica; 2020); Bakhtin (estética da criação verbal, 1992); Bortolini (mediação oral da informação, 2015); Brasileiro (mediação da leitura, interfaces da biblioterapia, mediador, 2020); Gomes (práticas de leitura e formação de leitores; 2012); Josso (experiência de vida; e formação; 2007); Marteleto; Martins (mediação da informação em perspectiva sócio-histórica; 2002, 1995); Vygotsky (formação social da mente, 1984), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com enfoque qualitativo, desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso múltiplo — estratégia que permite investigar dois ou mais casos que compartilham características relevantes em relação ao objeto de estudo. Essa abordagem possibilita uma análise comparativa e aprofundada das práticas de contação de histórias no contexto da biblioterapia, ampliando a compreensão sobre os processos de mediação informacional. Os sujeitos da pesquisa serão contadores de histórias com atuação comprovada em biblioterapia, selecionados com base em critérios de relevância, experiência na área e disponibilidade para participação. A amostra será composta por oito contadores de histórias, que voluntariamente se dispuserem a colaborar com o estudo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzidas com o auxílio de um questionário com questões abertas. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo, conforme a proposta de Bardin (2011), permitindo identificar categorias, padrões e sentidos emergentes. Espera-se que os resultados revelem as múltiplas dimensões simbólicas e afetivas presentes nas práticas dos contadores de histórias, evidenciando o impacto emocional das narrativas e o papel da escuta como espaço de acolhimento e transformação. Além disso, almeja-se que os achados desta pesquisa contribuam para o reconhecimento da biblioterapia como uma prática legítima no campo da Ciência da Informação, capaz de integrar dimensões éticas, subjetivas e relacionais à mediação de conteúdos informacionais, ampliando o escopo da área para além dos sistemas formais e técnicos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 2225088 - EDILEUDA SOARES DINIZ
Externo ao Programa - 1030193 - ROSA ZULEIDE LIMA DE BRITO