PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE DA SILVA BEZERRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE DA SILVA BEZERRA
DATA: 30/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: sala da aula
TÍTULO: ENTRE O CONTAR E O ESCUTAR: A BIBLIOTERAPIA COMO MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: mediação da informação; práticas informacionais; práticas leitoras; biblioterapia; contadores de histórias.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Propõe investigar como a Biblioterapia pode ser compreendida e aplicada nas práticas informacionais e leitoras de contadores de histórias na perspectiva da Ciência da Informação. A pesquisa traz a seguinte questão norteadora: De que forma a biblioterapia se configura prática de mediação informacional entre o contar e o escutar, na atuação dos contadores de histórias na perspectiva da Ciência da Informação? O objetivo geral: analisar o papel da biblioterapia como prática de mediação informacional, articulando os processos de narração e escuta de histórias na atuação dos contadores, sob a luz da Ciência da Informação. Tem como objetivos específicos: a) identificar os principais fundamentos teóricos da Ciência da Informação que se relacionam com os processos de mediação, apropriação e construção de sentido; b) evidenciar o uso da biblioterapia e da contação de histórias como estratégias de mediação informacional no campo da Ciência da Informação; c) descrever as experiências de contadores de histórias como ferramenta de mediação; d) verificar como o ato de escutar, no contexto da biblioterapia, contribui para a construção de sentidos, acolhimento e transformação informacional. Apresenta uma fundamentação teórica pautada na Biblioterapia, mediação da informação, práticas leitoras, contadores de histórias e a abordagem sócio-histórica no campo da Ciência da Informação. Para tal, recorreremos a autores de diferentes áreas que dialogarão entre si por meio de eixos temáticos: Almeida Jr.,(práticas sociais e mediação da informação, 2009); Alves (competência informacional e mediadores de biblioterapia; 2021); Araújo (ciência da informação, 2013); Araújo (mediação da informação como prática social e dialógica; 2020); Bakhtin (estética da criação verbal, 1992); Bortolini (mediação oral da informação, 2015); Brasileiro (mediação da leitura, interfaces da biblioterapia, mediador, 2020); Gomes (práticas de leitura e formação de leitores; 2012); Josso (experiência de vida; e formação; 2007); Marteleto; Martins (mediação da informação em perspectiva sócio-histórica; 2002, 1995); Vygotsky (formação social da mente, 1984), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com enfoque qualitativo, desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso múltiplo estratégia que permite investigar dois ou mais casos que compartilham características relevantes em relação ao objeto de estudo. Essa abordagem possibilita uma análise comparativa e aprofundada das práticas de contação de histórias no contexto da biblioterapia, ampliando a compreensão sobre os processos de mediação informacional. Os sujeitos da pesquisa serão contadores de histórias com atuação comprovada em biblioterapia, selecionados com base em critérios de relevância, experiência na área e disponibilidade para participação. A amostra será composta por oito contadores de histórias, que voluntariamente se dispuserem a colaborar com o estudo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzidas com o auxílio de um questionário com questões abertas. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo, conforme a proposta de Bardin (2011), permitindo identificar categorias, padrões e sentidos emergentes. Espera-se que os resultados revelem as múltiplas dimensões simbólicas e afetivas presentes nas práticas dos contadores de histórias, evidenciando o impacto emocional das narrativas e o papel da escuta como espaço de acolhimento e transformação. Além disso, almeja-se que os achados desta pesquisa contribuam para o reconhecimento da biblioterapia como uma prática legítima no campo da Ciência da Informação, capaz de integrar dimensões éticas, subjetivas e relacionais à mediação de conteúdos informacionais, ampliando o escopo da área para além dos sistemas formais e técnicos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 2225088 - EDILEUDA SOARES DINIZ
Externo ao Programa - 1030193 - ROSA ZULEIDE LIMA DE BRITO