PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLA FELIX DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLA FELIX DA SILVA
DATA: 26/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: CASA SUELI CARNEIRO: MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E ENFRENTAMENTO AO EPISTEMICÍDIO
PALAVRAS-CHAVES: Mediação consciente da informação. Casa Sueli Carneiro. Epistemicídio negro. Protagonismo social de mulheres negras. Decolonialidade.
PÁGINAS: 70
RESUMO: O presente projeto de pesquisa aborda a mediação consciente da informação atrelada às discussões de enfrentamento ao epistemicídio das mulheres negras, correlacionando-a às ações e práticas decoloniais no âmbito da Casa Sueli Carneiro (CSC). O estudo é orientado pela seguinte questão: de que forma a CSC, por meio da mediação consciente da informação, promove ações decoloniais de enfrentamento ao epistemicídio das mulheres negras? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar de que forma o site da Casa Sueli Carneiro, em sua presença digital (website), por meio da mediação consciente da informação, promove e dinamiza práticas decoloniais voltadas ao enfrentamento do epistemicídio das mulheres negras. No que se refere aos objetivos específicos, a pesquisa propõe-se a:
a) descrever os dispositivos de mediação da informação disponibilizados no website da CSC; b) caracterizar a ambiência informacional como dispositivo de mediação consciente da informação; c) analisar de que forma as ações decoloniais de mediação consciente da informação desenvolvidas pela CSC favorecem o enfrentamento ao epistemicídio das mulheres negras. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório, documental e descritivo, configurando-se como estudo de caso. O campo de coleta de dados situa-se no website da CSC. A coleta será realizada por meio de observação em ambiente digital, e os dados serão tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977), possibilitando a identificação e categorização das estratégias de mediação consciente para o enfrentamento ao epistemicídio das mulheres negras desenvolvidas pela instituição em seu website. Os resultados iniciais permitem afirmar que, por meio das atividades mediadoras, tais como a escolha e o planejamento do espaço físico, a organização do site, a biblioteca, o rico acervo constituído por obras produzidas por mulheres negras e os conteúdos informacionais disseminados, a CSC promove o reconhecimento das contribuições intelectuais das mulheres negras, se destacando com um dispositivo informacional profícuo para a apropriação da informação na perspectiva decolonial. Reconhecendo o impacto e a potência da informação como elemento transformador da sociedade (Gomes, 2019), a coordenação da CSC e sua equipe utilizam o dispositivo informacional para desenvolver ações mediadoras conscientes, visando promover o enfrentamento ao epistemicídio das mulheres negras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo à Instituição - LEYDE KLEBIA RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - RAQUEL DO ROSÁRIO SANTOS