PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ADALBERTO GONCALVES DE ALMEIDA JUNIOR
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ADALBERTO GONCALVES DE ALMEIDA JUNIOR
DATA: 26/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Videoconferência (CE)
TÍTULO: Melhoria do Processo de Consolidação de Demandas de Bens Materiais no Calendário Anual de Compras e Contratações da UFPB: uma Contribuição à Divisão de Planejamento e Compras da Pró-Reitoria de Administração.
PALAVRAS-CHAVES: Modernização das compras públicas; processo licitatório; consolidação de demandas de materiais; planejamento de compras; Gestão por Processos; ferramentas de melhoria.
PÁGINAS: 70
RESUMO: A modernização das compras públicas no Brasil tem avançado com a implementação da Nova
Lei de Licitações e Contratos (NLLC), Lei Nº 14.133/2021, que exige a necessidade de planejamento, eficiência e transparência no processo licitatório. Hoje, de acordo com o Tribunal de Contas da União, sabe-se que uma das principais causas da ineficiência nas aquisições governamentais é a falha no planejamento. Neste sentido, o Governo Federal tem implementado práticas e ferramentas que proporcionam melhor organização e controle sobre as contratações dos órgãos públicos, como, por exemplo, a adoção do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). No caso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-Reitoria de Administração (PRA) tem papel chave para a consolidação de demandas de aquisições de bens materiais por meio da Divisão de Planejamento de Compras (DPC). Tal setor consolida e analisa anualmente, ao longo do Calendário Anual de Compras e Contratações da UFPB, milhares de itens a serem adquiridos em Pregões Eletrônicos. No entanto, apesar do esforço administrativo desse órgão, percebeu-se um índice significativo de cancelamento de itens licitados nos anos de 2022, 2023 e 2024, indicando desafios persistentes na efetividade do atual modelo de consolidação. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo propor melhorias no processo de consolidação de demandas de materiais no âmbito do Calendário de Compras e Contratações da PRA/ UFPB. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, com pesquisa aplicada e descritiva, baseada em observação não participante, entrevista semi-estruturada, pesquisa bibliográfica e documental concentrada
nas áreas de Administração Pública, Compras Governamentais e Gestão por Processos, com o
uso de ferramentas de melhoria como o fluxograma, a partir do aplicativo Bizagi para mapear
processos na notação BPMN, a Análise de Valor Agregado e o Diagrama de Ishikawa. Diante
desse cenário, a adoção da abordagem da Gestão por Processos em licitações pode contribuir
para otimizar fluxos de trabalho, reduzir retrabalho e aprimorar a previsibilidade das compras na UFPB, alinhando-se à modernização da nova legislação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2697089 - FABIO WALTER
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE