PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: CRISTIANE GOMES DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE GOMES DA SILVA
DATA: 23/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: MEET - VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO: O IMPACTO DO DASHBOARD NO GERENCIAMENTO DE DADOS PEDAGÓGICOS NO COTIDIANO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Dashboard; Gestão educacional; Tecnologia da informação; Análise de dados; Educação.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A presente pesquisa parte da premissa de que a tecnologia está amplamente presente no cotidiano das pessoas, influenciando diversos aspectos da vida social. No entanto, algumas instituições públicas ainda enfrentam desafios na adoção de inovações tecnológicas. Esse cenário é evidente no município de Santa Rita/PB, especialmente na Escola Municipal Vovó Vina, na qual a gestão de dados pedagógicos ainda é realizada manualmente, comprometendo a eficiência e a tomada de decisões. Diante dessa problemática, formulou-se a seguinte questão: qual o impacto do dashboard no gerenciamento de dados pedagógicos no cotidiano escolar da Escola Municipal Vovó Vina? Para respondê-la, buscou-se analisar os efeitos da implementação dessa ferramenta na gestão pedagógica da referida unidade educacional. A pesquisa adotou o método Design Science Research, estruturado em seis etapas, desde a identificação do problema até a comunicação dos resultados. Como artefato tecnológico, foi desenvolvido o GestEduc, um dashboard intuitivo que sintetiza dados pedagógicos, facilitando a análise e a interpretação de indicadores educacionais. A avaliação da ferramenta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores da escola. Os resultados indicaram que o uso do dashboard trouxe benefícios significativos para a gestão escolar, conforme apontado pelos entrevistados. Entre as vantagens, destacam-se a facilidade de uso, a possibilidade de interpretar dados como frequência escolar, rendimento acadêmico e distorção idade/série, além da identificação de problemas e a formulação de estratégias pedagógicas mais eficazes. A ferramenta foi bem recebida, sendo considerado um recurso inovador para a modernização da gestão educacional. Por fim, conclui-se que a implementação do dashboard contribui para um ensino mais dinâmico e eficiente, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas e em tempo hábil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Externo ao Programa - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS