PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: WALTERNICE OLIMPIO SILVA DE ARAUJO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTERNICE OLIMPIO SILVA DE ARAUJO
DATA: 28/07/2025
HORA: 19:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Inovação nas autorias docentes: arquiteturas de Recursos Digitais Abertos REds para o enfrentamento da violência escolar .
PALAVRAS-CHAVES: Inovação educativa; recursos educacionais digitais; inteligências
múltiplas; formação docente; violência escolar.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: A formação docente continuada, um pilar essencial do magistério, enfrenta desafios
complexos no contexto do enfrentamento à violência escolar e na busca por práticas
educativas eficazes. Este Projeto Técnico Aplicado (PTA) teve como objetivo
investigar pressupostos teórico-metodológicos e conceber um modelo conceitual
para a construção de Recursos Educacionais Digitais (REDs) a serem
disponibilizados na Plataforma Integrada MEC, visando à formação permanente de
docentes da educação básica sobre a violência escolar. A Plataforma Integrada MEC
destina-se à disponibilização de recursos digitais para a formação permanente em
território nacional. Neste estudo, a metodologia adotada para o desenvolvimento dos
REDs está direcionada aos pressupostos da autoria docente e interatividade em
audiovisuais educativos, orientada pelos pressupostos do diagnóstico da
necessidade de intervenção no âmbito do PTA. A etapa de desenvolvimento de
produtos resultou na elaboração de dois REDs inovadores, concebidos a partir de
um modelo conceitual fundamentado na Teoria das Inteligências Múltiplas para a
formação continuada de professores no enfrentamento e prevenção à violência
escolar, sendo um conteúdo hipertextual no formato de e-Book e um conteúdo
audiovisual como Infovídeo. Os principais achados do diagnóstico do acervo da
Plataforma Integrada MEC revelam que menos de 28% dos recursos educacionais
digitais para formação docente e enfrentamento da violência são efetivamente
acessíveis, e que o alcance da plataforma é ineficaz quanto ao acesso aos
conteúdos. Ademais, os resultados evidenciam a urgente necessidade de
disponibilizar e disseminar recursos educacionais digitais acessíveis, bem como de
fomentar a produção de novos REDs para responder ao problema da violência
escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO
Externo à Instituição - ALVARO CAVALCANTI DE ALMEIDA FILHO
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS