PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: WALIANE LILIAN TAVARES DE VASCONCELOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALIANE LILIAN TAVARES DE VASCONCELOS
DATA: 27/01/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconfência PPGOA CE
TÍTULO: Processos organizacionais que impactam a gestão da folha de pagamento de auxílios estudantis da PRAPE/UFPB: mapeamento e proposição de melhorias com base na Gestão de Processos de Negócio (BPM)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Processos; Mapeamento de Processos; Melhoria de Processos; Assistência Estudantil, Auxílios Estudantis.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A assistência estudantil tem papel fundamental para a permanência e sucesso acadêmico dos discentes em vulnerabilidade socioeconômica das Instituições de Ensino Superior do Brasil. No contexto da UFPB, diversas ações para a efetivação da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES são desenvolvidas pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante - PRAPE. A concessão de auxílios financeiros é uma destas ações e contribui para o custeio de despesas de subsistência dos discentes contemplados; como moradia, alimentação e transporte. A Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis - Coape, é a responsável pela gestão das folhas de pagamentos de auxílios, que mensalmente recebe de outros processos, insumos informacionais necessários para a sua elaboração. Tendo em vista a preocupação de proporcionar segurança financeira a estes discentes, é de extrema importância que os processos organizacionais que geram esses insumos, sejam eficientes e eficazes. Diante disso, a implementação da Gestão de Processos de Negócios (BPM) mostrou-se como um meio para a melhoria do desempenho dos processos organizacionais da Coape. Assim, esse trabalho teve como objetivo compreender como a abordagem de BPM pode contribuir na melhoria de processos que fornecem insumos informacionais críticos para a gestão das folhas de pagamento de auxílios da Coape/UFPB. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos adotados, caracteriza-se como um estudo de caso. O lócus de pesquisa foi a Coape/PRAPE, setor responsável pela gestão dos auxílios estudantis e de suas respectivas folhas de pagamento. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada e análise documental. A execução da pesquisa foi descrita através desse relatório técnico científico, que com base na teoria de BPM, identificou que o processo de Solicitação de Migração de Auxílio para Nova Matrícula apresenta maiores fragilidades em relação à forma de execução das atividades, do que em relação ao desenho do fluxo do processo. A partir da identificação das causas-raíz destes problemas, foi apresentada uma proposta de melhorias, com iniciativas voltadas ao aumento da qualidade dos insumos informacionais fornecidos para o processo de gestão de folhas de pagamento de auxílios, maior eficiência operacional das
atividades desenvolvidas pelos servidores da Coape, redução do tempo de ciclo e aumento de padronização no processo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Interno(a) - 1677135 - PATRICIA MARIA DA SILVA
Interno(a) - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo(a) ao Programa - 1072209 - GEORGIA DANTAS MACEDO
Externo(a) ao Programa - 2224267 - MARIA MERIANE VIEIRA DA ROCHA