PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DANIELE DE SOUZA FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DE SOUZA FARIAS
DATA: 31/07/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A ESCOLA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL PARA INCLUSÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS: Uma análise de práticas educativas inclusivas em escolas do Município de Santa Rita-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Organização educacional; Inclusão social; Práticas educativas; Aprendizagens.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: As organizações educacionais têm uma responsabilidade com a inclusão social para atendimento da diversidade e rompimento de exclusões de pessoas que tiveram o direito a educação negado ao longo da história. Uma educação inclusiva acolhe as diferenças e pensa um modelo de sociedade que seja justo para todos, garantindo o direito à construção de aprendizagens. Isto implica em reflexões importantes sobre o papel político, social da educação e da compreensão da necessidade de práticas educacionais inclusivas que valorize as habilidades, as potencialidades, que perceba os educandos enquanto capazes de construir, de atuar no mundo. A presente dissertação tem como problema de pesquisa saber como vem ocorrendo as práticas educativas em escolas do município de Santa Rita-PB para inclusão e desenvolvimento de aprendizagens de estudantes com deficiência? Como objetivo geral, analisar práticas educativas em organizações educacionais do município de Santa Rita-Paraíba para inclusão social e desenvolvimento de aprendizagens de estudantes com deficiência sob a luz de teorias, políticas que norteiam a prática da inclusão. Alguns materiais cientificos, políticas, documentos que foram utilizados na sustentaçaõ teórica da pesquisa: Constituição Federal de 1988, Políticas Nacionais de Educação Inclusiva; Mantoan (2003), Diniz (2012), entre outros, considerando a importância de uma educação de qualidade para todos. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta dissertação tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, com sustentação nas pesquisas descritiva e pesquisa de campo. Para construção e análise de dados foram realizadas pesquisa de campo para levantamento de vivências, percepções de professoras, supervisoras, gestoras e práticas educativas para inclusão e construção de aprendizagens através de questionário. Os sujeitos da pesquisa consistiram em amostras de 14 participantes, sendo 2 gestoras, 2 supervisoras e 10 Professoras da Educação Básica I, que atuam com turmas de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com experiências com educandos com deficiência. A participação dos sujeitos da pesquisa foi relevante para o fornecimento de informações de práticas inclusivas em escolas do município de Santa Rita-Paraíba. Os resultados possibilitaram a construção de um produto educacional: Cartilha Interativa Práticas Inclusivas Significativas: Um abraço a diversidade, voltada para disseminação de práticas, atividades inclusivas vivenciadas com educandos com deficiência no Ensino Fundamental. Concluí-se que vem sendo realizadas práticas educativas inclusivas em organizações educacionais do Município de Santa Rita, com atividades significativas, que vêm contribuindo para a aprendizagem, para a inclusão dos estudantes com deficiência que frequentam o Ensino Fudamental, entretanto, verificou-se, a partir das colocações dos sujeitos da pesquisa, a necessidade de mais formações que tratem da temática inclusão, como também de suporte de material pedagógico e um ambiente escolar cada vez mais propício para atendimento dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - JIVAGO CORREIA BARBOSA