PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: DANIELE DE SOUZA FARIAS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DE SOUZA FARIAS
DATA: 31/07/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A ESCOLA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
PARA INCLUSÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DE
APRENDIZAGENS: Uma análise de práticas educativas inclusivas em
escolas do Município de Santa Rita-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Organização educacional; Inclusão social; Práticas educativas;
Aprendizagens.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: As organizações educacionais têm uma responsabilidade com a inclusão social para
atendimento da diversidade e rompimento de exclusões de pessoas que tiveram o direito a
educação negado ao longo da história. Uma educação inclusiva acolhe as diferenças e pensa
um modelo de sociedade que seja justo para todos, garantindo o direito à construção de
aprendizagens. Isto implica em reflexões importantes sobre o papel político, social da
educação e da compreensão da necessidade de práticas educacionais inclusivas que valorize as
habilidades, as potencialidades, que perceba os educandos enquanto capazes de construir, de
atuar no mundo. A presente dissertação tem como problema de pesquisa saber como vem
ocorrendo as práticas educativas em escolas do município de Santa Rita-PB para inclusão e
desenvolvimento de aprendizagens de estudantes com deficiência? Como objetivo geral,
analisar práticas educativas em organizações educacionais do município de Santa Rita-Paraíba
para inclusão social e desenvolvimento de aprendizagens de estudantes com deficiência sob a
luz de teorias, políticas que norteiam a prática da inclusão. Alguns materiais cientificos,
políticas, documentos que foram utilizados na sustentaçaõ teórica da pesquisa: Constituição
Federal de 1988, Políticas Nacionais de Educação Inclusiva; Mantoan (2003), Diniz (2012),
entre outros, considerando a importância de uma educação de qualidade para todos. Quanto
aos procedimentos metodológicos, esta dissertação tem uma abordagem qualitativa e
quantitativa, com sustentação nas pesquisas descritiva e pesquisa de campo. Para construção e
análise de dados foram realizadas pesquisa de campo para levantamento de vivências,
percepções de professoras, supervisoras, gestoras e práticas educativas para inclusão e
construção de aprendizagens através de questionário. Os sujeitos da pesquisa consistiram em
amostras de 14 participantes, sendo 2 gestoras, 2 supervisoras e 10 Professoras da Educação
Básica I, que atuam com turmas de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com
experiências com educandos com deficiência. A participação dos sujeitos da pesquisa foi
relevante para o fornecimento de informações de práticas inclusivas em escolas do
município de Santa Rita-Paraíba. Os resultados possibilitaram a construção de um produto
educacional: Cartilha Interativa Práticas Inclusivas Significativas: Um abraço a diversidade,
voltada para disseminação de práticas, atividades inclusivas vivenciadas com educandos com
deficiência no Ensino Fundamental. Concluí-se que vem sendo realizadas práticas educativas
inclusivas em organizações educacionais do Município de Santa Rita, com atividades
significativas, que vêm contribuindo para a aprendizagem, para a inclusão dos estudantes
com deficiência que frequentam o Ensino Fudamental, entretanto, verificou-se, a partir das
colocações dos sujeitos da pesquisa, a necessidade de mais formações que tratem da temática
inclusão, como também de suporte de material pedagógico e um ambiente escolar cada vez
mais propício para atendimento dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - JIVAGO CORREIA BARBOSA