PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DE SOUZA FARIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DE SOUZA FARIAS
DATA: 29/07/2024
HORA: 15:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A ESCOLA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL PARA INCLUSÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS EM ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Organização educacional; Inclusão social; Práticas educativas.
PÁGINAS: 50
RESUMO: A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) destaca a inclusão enquanto um movimento que vem acontecendo mundialmente, uma ação política, social, que tem como objetivo a defesa para que todos tenham o direito de aprender sem que haja discriminações. As organizações educacionais têm, portanto, uma responsabilidade com a inclusão social para atendimento da diversidade e rompimento de exclusões de pessoas que tiveram o direito a educação negado ao longo da história. Para Chiavenato(2014), as organizações bem-sucedidas permitem conquistar, motivar as pessoas para que elas aprendam. Dessa forma, uma educação inclusiva acolhe as diferenças e pensa um modelo de sociedade que seja justo para todos, garantindo o direito a construção de aprendizagens. Isto implica em reflexões importantes sobre o papel político, social da educação que acredita que os educandos são capazes de construir, de atuar no mundo.Alguns materiais cientificos, políticas, documentos que foram utilizados na sustentaçaõ teórica da pesquisa: Constituição Federal de 1988, Políticas Nacionais de Educação Inclusiva; Mantoan (2003), Diniz (2012), entre outros, considerando a importância de uma educação de qualidade para todos. A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar práticas educativas em organização educacional do município de Santa Rita-PB para inclusão social e desenvolvimento de aprendizagens de estudantes com deficiência sob a luz de teorias, políticas que norteiam a prática da inclusão. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, com sustentação metodológica nas pesquisas bibliográfica, descritiva e pesquisa de campo. Para construção e análise de dados serão realizadas pesquisa de campo para levantamento de vivências, percepções de professoras, supervisora e gestora escolar, práticas educativas para inclusão e construção de aprendizagens. Os dados levantados serão descritos, analisados conforme Bardin (2016). Também se pretende construir como produto educacional uma cartilha com atividades inclusivas
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - JIVAGO CORREIA BARBOSA