PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 29/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA
PALAVRAS-CHAVES: Laboratório; Prática de Ensino; Ferramentas Educacionais; Aprendizagem Matemática.
PÁGINAS: 50
RESUMO: A pesquisa buscará desenvolver um ensino de matemática mais leve, criativo e motivador por meio da criação de um laboratório escolar. Este espaço permitirá que os alunos construam seu conhecimento na prática, desenvolvendo suas habilidades tanto em atividades teóricas quanto nas práticas, pois durante a confecção dos materiais pedagógicos, os alunos irão manusear esses materiais, de forma a compreenderem melhor os conteúdos a serem estudados. O laboratório será um local onde os alunos poderão organizar materiais didáticos confeccionados em parceria com os professores de matemática, que serão utilizados nas aulas para facilitar a aprendizagem. A presença de um espaço físico apropriado e exclusivo para a confecção de jogos e materiais didáticos é essencial, pois contribui para a construção e manuseio eficaz desses materiais, possibilitando um aprendizado mais ágil e eficiente. Além disso, a prática pedagógica contextualizada é importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, ajudando a formar uma base sólida de conhecimento matemático. Para isso, serão empregadas abordagens educacionais eficazes e estratégias pedagógicas bem planejadas, com o intuito de diminuir a percepção de dificuldade que muitos alunos têm em relação à disciplina. Considerando tudo isso, escolhemos como objetivo geral para este projeto: Analisar o impacto da criação de um laboratório didático de matemática no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Egídio Madruga no município de Santa Rita/PB. Pretendemos também analisar a infraestrutura atual das escolas de Santa Rita para suportar a implementação de laboratórios de matemática; identificar as percepções dos professores em relação à criação e utilização de laboratórios de matemática como recurso didático; avaliar o impacto do uso de laboratórios de matemática no desempenho dos estudantes; verificar o envolvimento e interesse dos estudantes no aprendizado de matemática através do uso de laboratórios. Nossa pretensão com a criação do laboratório será ter uma compreensão mais aprofundada do impacto da construção do LM, levando em consideração que esperamos diminuir os desafios enfrentados pelos estudantes e pelos professores nas aulas de matemática.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - JIVAGO CORREIA BARBOSA