PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RENAN JAMARY GUIMARÃES PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN JAMARY GUIMARÃES PIMENTEL
DATA: 26/08/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Centro de Ciências Médicas - Sala 18, terceiro andar
TÍTULO: RISCOS AMBIENTAIS E DE ACIDENTES DE TRABALHO NA ALA DE PEDIATRIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Estudo de Caso e Subsídios para um Programa de Gestão de Riscos
PALAVRAS-CHAVES: Riscos ambientais; Saúde; Segurança; Programa de Gerenciamento de Riscos; Hospital Universitário; Medidas de Prevenção; Medidas de Controle.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O ambiente de trabalho em instituições de saúde é reconhecido como um espaço de alto risco para acidentes e doenças profissionais devido à natureza e organização das atividades nesse contexto. Sobretudo em ambientes hospitalares, os trabalhadores enfrentam os riscos ocupacionais mais significativos no campo da saúde e segurança do trabalho, onde são seguidas as normativas determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil. Em 2019, ocorreu um processo de revisão deste sistema normativo, incluindo-se o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que passou a ser obrigatório em todas as organizações. O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) precisa elaborar o PGR para todos os setores da instituição. Com base nessas considerações, a questão central desta dissertação é a seguinte: Quais são os principais riscos ambientais e de acidentes da ala de internamentos de pediatria do HULW e como seria um PGR para mitigar esses riscos? Assim, o objetivo geral desta dissertação foi, partindo de uma avaliação de riscos ambientais e de acidentes do trabalho na ala de enfermarias de Pediatria do HULW, propor um PGR com subsídios para o HULW. A pesquisa, conduzida como um estudo de caso, abrangeu a inspeção de segurança ocupacional, com mapeamento dos riscos e análise preliminar de risco, enfocando as atividades atribuídas a médicos pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que são diaristas e plantonistas do setor. Entre os principais achados, destaca-se a identificação de risco biológico como o mais relevante (alto), que pode ocorrer com elevada frequência por acidentes com materiais perfurocortantes. Entre os demais riscos ambientais, não foram identificados riscos químicos e físicos no setor. Foram identificadas medidas de segurança implementadas, porém observaram-se lacunas nesse processo à inspeção técnica do setor. Conclui-se que há lacunas que podem comprometer a segurança dos profissionais de saúde, e que demandam melhorias para assegurar a proteção dos profissionais diante do risco biológico e de acidentes. A partir desse mapeamento de risco ambiental e an, elaborou-se um PGR, que poderá se constituir uma base para subsidiar o processo de construção do programa do hospital como um todo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO
Externo ao Programa - 7336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA
Externo ao Programa - 2442567 - MARILIA DENISE DE SARAIVA BARBOSA
Externo ao Programa - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ