PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ERYCKA THEREZA CAVALCANTE CHAVES OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERYCKA THEREZA CAVALCANTE CHAVES OLIVEIRA
DATA: 09/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/tmm-mdqb-qdn
TÍTULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PLATAFORMA EDUCACIONAL EDUCASIM: USABILIDADE, ACEITAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: EducaSim. Plataformas Digitais. Redes Sociotécnicas. Usabilidade. Modelo de Aceitação Tecnológica.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
RESUMO: Com o uso dinâmico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação as plataformas digitais representam nas organizações um ponto de salto para o seu crescimento, seja, na forma como aprendemos e/ou ensinamos. A plataforma de gestão escolar EducaSim, objeto de estudo dessa pesquisa, foi implementada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Rede Municipal de Ensino na cidade de João Pessoa e, realiza o gerenciamento de serviços, como: registro de frequência dos estudantes, notas, matrículas escolares e demais funcionalidades, impactando diretamente nas atividades docentes, como também outros servidores. Sendo assim, nosso objetivo geral da pesquisa é analisar a utilidade e uso da plataforma digital de gestão escolar EducaSim, pelas professoras e professores do Polo 1 da Rede Municipal de Ensino na cidade de João Pessoa. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, com propósitos exploratório, descritivos, explicativos e, procedimentos bibliográficos e campo. Os resultados apontaram que o uso de uma plataforma digital de gestão educacional gera alguns pontos de sobrecarga em seus usuários, mas que boa parte delas sentem-se seguras ao utilizá-la. Reconheceram que mesmo a plataforma EducaSim ainda necessitando de ajustes e melhorias, surge como uma ferramenta inovadora da qual não podemos mais retroceder ao uso do diário físico. Os setores apresentados na pesquisa apresentam uma rede sociotécnica, das quais se entrelaçam com os nossos respondentes e os setores da escola e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, destacamos o setor de Monitoramento Escolar, o qual tem como uso a plataforma EducaSim para monitoramento do preenchimento de notas, planos de aula, registros de aula por parte das unidades escolares, juntamente com os setores de Divisão de Anos Iniciais, Finais e Educação Infantil. Em vista disso, elaboramos um Guia prático, trazendo informações de forma simplificada de como poderia ser utilizado a Plataforma EducaSim, buscando a recuperação mais rápida das informações, para assim minimizar retrabalhos ou dúvidas que possam surgir. Conclui-se que nesse cenário, a pesquisa e a avaliação do impacto das plataformas digitais na gestão escolar são essenciais para colaboração de rotinas e práticas digitais que de fato auxiliem a rotina das professoras e professores em seu dia a dia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1677135 - PATRICIA MARIA DA SILVA
Interno - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIANA CANTISANI PÁDUA