PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RENARLLY CESAR DE ALMEIDA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENARLLY CESAR DE ALMEIDA ROCHA
DATA: 31/01/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de vídeo conferência - PPGOA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO OFERTADOS PELA DECP AOS SERVIDORES DA UFPB UTILIZANDO AS FERRAMENTAS LEAN
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Serviços; Serviços de Capacitação; Capacitação no Serviço Público; Ferramentas Lean; UFPB-DECP
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO: A capacitação profissional desempenha um papel essencial na aquisição das habilidades, conhecimentos e competências necessários para executar de maneira eficaz uma função no ambiente de trabalho. Diversos tipos de entidades desempenham papéis fundamentais na oferta de formações profissionais, como: Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas e Profissionalizantes, Empresas e Corporações, ONG, além de outros. Na UFPB, a Divisão de Educação e Capacitação Profissional – DECP é responsável por oferecer capacitações de forma direta ou através de parcerias para os servidores. A pesquisa se propõe a responder a seguinte problemática: Como os servidores técnicos administrativos da UFPB avaliam a qualidade e os resultados dos serviços de capacitações oferecidos pela DECP? O recorte estatístico estudado nesta pesquisa foram os servidores públicos que compõem a Universidade Federal da Paraíba - UFPB (especificamente os técnicos administrativos em Educação - TAE). Essa pesquisa tem como objetivo geral: avaliar os serviços de capacitação ofertados pela DECP aos Servidores da UFPB. E como objetivos específicos: Avaliar a infraestrutura física e laboral do DECP; Avaliar a acessibilidade aos cursos de capacitação pelos colaboradores; determinar as causas de cada problema descoberto e avaliar a percepção dos serviços oferecidos pela DECP do ponto de vista dos funcionários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, descritiva e explicativa, de campo e de natureza aplicada e foi realizada dentro de 7 dimensões: 1 - Divulgação; 2 - Ingresso; 3 - Aulas; 4 - Estrutura; 5 - Motivação; 6 - Formação e 7 - Continuidade. Essas dimensões nortearam a transformação dos dados em uma avaliação dentro das ferramentas LEAN 5W2H e PDCA além da metodologia DMAIC. A pesquisa, realizada por meio de um levantamento quantitativo e qualitativo envolvendo 20 servidores técnico-administrativos da UFPB, revelou um cenário misto de satisfação, destacando pontos fortes e também áreas que necessitam de melhorias significativas. A avaliação geral da sondagem mostrou que 28,1% das respostas consideraram os serviços satisfatórios, enquanto 36,6% os classificaram como quase satisfatórios. No entanto, 20% consideraram a infraestrutura e acessibilidade dos cursos inadequadas. A qualidade das aulas e metodologias foi outro fator, com necessidade de melhorias na adequação dos conteúdos e na capacitação dos tutores. Além disso, a eficácia da comunicação sobre os cursos foi geralmente positiva, mas necessitava de aprimoramentos em clareza e frequência. Foram propostas estratégias chave para melhoria, incluindo atualização da infraestrutura, estratégias de comunicação aprimoradas e planos de formação contínua. Apesar de a DECP-UFPB cumprir suas funções de capacitação em muitos aspectos, áreas significativas requerem atenção e melhoria contínua. A implementação das ações propostas e novos estudos sobre o tema, poderá resultar em uma melhoria substancial na percepção e eficácia dos programas de capacitação, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Externo ao Programa - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA