PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLIENNE MOURA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLIENNE MOURA COSTA
DATA: 28/01/2025
HORA: 00:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA-PB
PALAVRAS-CHAVES: supervisores; gamificação; práticas pedagógicas; recomposição de aprendizagens.
PÁGINAS: 60
RESUMO: A pandemia trouxe inúmeros desafios para o contexto escolar, evidenciando a necessidade urgente de recomposição da aprendizagem dos alunos. Estudos indicam que atividades gamificadas podem ser uma estratégia eficaz para potencializar essa aprendizagem, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo utilizando essas novas tecnologias. Tais estratégias diversificadas que integram o caráter da ludicidade favorece um aprendizado mais dinâmico na construção do conhecimento. O projeto de pesquisa visa desenvolver um estudo que tematiza a recomposição da aprendizagem e uso da gamificação em escolas. A pergunta central está delineada da seguinte forma: como a supervisão pedagógica do município de Santa Rita pode contribuir para a recomposição da aprendizagem, através da formação docente para o uso da gamificação? Como objetivo geral, delimitou-se: A analisar como a supervisão pedagógica do município de Santa Rita pode contribuir para a recomposição da aprendizagem, fomentando o uso de atividades gamificadas pelos professores. Já, em relação aos objetivos específicos, delinearam-se: identificar o repertório dos supervisores e de docentes dos Anos Iniciais de escolas públicas de Santa Rita, sobre a estratégia da gamificação; desenvolver oficina de gamificação, junto a supervisor (a)s de Santa Rita, para orientar os docentes na aplicação dessa metodologia em sala de aula; mapear e elaborar uma cartilha com atividades gamificadas, alinhando-as às competências e habilidades previstas no campo da leitura/escrita, áreas centrais na recomposição da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e objetivos exploratório. A coleta de dados será realizada por meio de questionário online via google forms e aplicado para os supervisores e professores. O produto é a elaboração de uma cartilha e uma oficina, junto aos supervisores visando fomentar o uso da gamificação nos anos iniciais das escolas públicas municipais de Santa Rita.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2356641 - ELZANIR DOS SANTOS
Interno - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Interno - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Externo ao Programa - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2104333 - NADIA JANE DE SOUSA