PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WILLIANE DA SILVA MACENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIANE DA SILVA MACENA
DATA: 31/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ATIVA INTEGRAL (EMAI) JOSÉ PEREGRINO DE CARVALHO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização; dificuldades de aprendizagem na alfabetização; estratégias pedagógicas;Escola Municipal Ativa Integral José Peregrino de Carvalho.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Objetiva elaborar uma cartilha virtual de estratégias pedagógicas de alfabetização como produto técnico/educacional a partir das concepções sobre as referidas estratégias de alfabetização utilizadas pelos profissionais da Escola Municipal Ativa Integral José Peregrino de Carvalho na cidade de João Pessoa, Paraíba. Caracteriza-se como pesquisa aplicada e descritiva, utilizando-se a abordagem combinada (quantitativa e qualitativa) para análise dos dados. O instrumento para coleta de dados utilizado foi um questionário, aplicado aos representantes da comunidade escolar: equipe de apoio, articulador de aprendizagem, coordenador administrativo financeiro, coordenadora pedagógica, professores de protagonismo, professores de estudo orientado e professora de referência da turma. Intenciona elaborar uma cartilha de estratégias pedagógicas de alfabetização como produto técnico/educacional com sugestões de estratégias pedagógicas de alfabetização, apresentadas de forma prática e estruturada. Os resultados indicam que embora diversas práticas estejam sendo implementadas, ainda há desafios a serem enfrentados no que diz respeito ao atendimento das necessidades individuais dos estudantes, mais especificamente daqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.Conclui-se que a produção da cartilha mostrou-se uma estratégia eficaz, não apenas como um produto técnico/educacional, mas como um instrumento de apoio prático e formativo para os educadores, entretanto, o envolvimento e compromisso na realização de estratégias de aprendizagem com os estudantes deve ser coletivo, tendo em vista que a alfabetização não é tarefa isolada de um único profissional e sim um esforço articulado, coletivo e contínuo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Interno - 1677135 - PATRICIA MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 2208001 - EDIANE TOSCANO GALDINO DE CARVALHO