PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WALTERNICE OLIMPIO SILVA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTERNICE OLIMPIO SILVA DE ARAUJO
DATA: 28/07/2025
HORA: 19:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ‭ Inovação‬‭ nas‬‭ autorias‬‭ docentes:‬‭ arquiteturas‬ de‬‭ Recursos‬‭ Digitais‬‭ Abertos‬‭ REds‬‭ para‬‭ o‬‭ enfrentamento‬‭ da‬‭ violência‬‭ escolar‬‭ .‬ ‭
PALAVRAS-CHAVES: Inovação‬‭ educativa;‬‭ recursos‬‭ educacionais‬‭ digitais;‬‭ inteligências‬ ‭ múltiplas; formação docente; violência escolar.‬
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: ‭ A‬‭ formação‬‭ docente‬‭ continuada,‬‭ um‬‭ pilar‬‭ essencial‬‭ do‬‭ magistério,‬‭ enfrenta‬‭ desafios‬ ‭ complexos‬‭ no‬‭ contexto‬‭ do‬‭ enfrentamento‬‭ à‬‭ violência‬‭ escolar‬‭ e‬‭ na‬‭ busca‬‭ por‬‭ práticas‬ ‭ educativas‬‭ eficazes.‬‭ Este‬‭ Projeto‬‭ Técnico‬‭ Aplicado‬‭ (PTA)‬‭ teve‬‭ como‬‭ objetivo‬ ‭ investigar‬‭ pressupostos‬‭ teórico-metodológicos‬‭ e‬‭ conceber‬‭ um‬‭ modelo‬‭ conceitual‬ ‭ para‬‭ a‬‭ construção‬‭ de‬‭ Recursos‬‭ Educacionais‬‭ Digitais‬‭ (RED’s)‬‭ a‬‭ serem‬ ‭ disponibilizados‬‭ na‬‭ Plataforma‬‭ Integrada‬‭ MEC,‬‭ visando‬‭ à‬‭ formação‬‭ permanente‬‭ de‬ ‭ docentes‬‭ da‬‭ educação‬‭ básica‬‭ sobre‬‭ a‬‭ violência‬‭ escolar.‬‭ A‬‭ Plataforma‬‭ Integrada‬‭ MEC‬ ‭ destina-se‬‭ à‬‭ disponibilização‬‭ de‬‭ recursos‬‭ digitais‬‭ para‬‭ a‬‭ formação‬‭ permanente‬‭ em‬ ‭ território‬‭ nacional.‬‭ Neste‬‭ estudo,‬‭ a‬‭ metodologia‬‭ adotada‬‭ para‬‭ o‬‭ desenvolvimento‬‭ dos‬ ‭ RED’s‬‭ está‬‭ direcionada‬‭ aos‬‭ pressupostos‬‭ da‬‭ autoria‬‭ docente‬‭ e‬‭ interatividade‬‭ em‬ ‭ audiovisuais‬‭ educativos,‬‭ orientada‬‭ pelos‬‭ pressupostos‬‭ do‬‭ diagnóstico‬‭ da‬ ‭ necessidade‬‭ de‬‭ intervenção‬‭ no‬‭ âmbito‬‭ do‬‭ PTA.‬‭ A‬‭ etapa‬‭ de‬‭ desenvolvimento‬‭ de‬ ‭ produtos‬‭ resultou‬‭ na‬‭ elaboração‬‭ de‬‭ dois‬‭ RED’s‬‭ inovadores,‬‭ concebidos‬‭ a‬‭ partir‬‭ de‬ ‭ um‬‭ modelo‬‭ conceitual‬‭ fundamentado‬‭ na‬‭ Teoria‬‭ das‬‭ Inteligências‬‭ Múltiplas‬‭ para‬‭ a‬ ‭ formação‬‭ continuada‬‭ de‬‭ professores‬‭ no‬‭ enfrentamento‬‭ e‬‭ prevenção‬‭ à‬‭ violência‬ ‭ escolar,‬‭ sendo‬‭ um‬‭ conteúdo‬‭ hipertextual‬‭ no‬‭ formato‬‭ de‬‭ e-Book‬‭ e‬‭ um‬‭ conteúdo‬ ‭ audiovisual‬‭ como‬‭ Infovídeo.‬‭ Os‬‭ principais‬‭ achados‬‭ do‬‭ diagnóstico‬‭ do‬‭ acervo‬‭ da‬ ‭ Plataforma‬‭ Integrada‬‭ MEC‬‭ revelam‬‭ que‬‭ menos‬‭ de‬‭ 28%‬‭ dos‬‭ recursos‬‭ educacionais‬ ‭ digitais‬‭ para‬‭ formação‬‭ docente‬‭ e‬‭ enfrentamento‬‭ da‬‭ violência‬‭ são‬‭ efetivamente‬ ‭ acessíveis,‬‭ e‬‭ que‬‭ o‬‭ alcance‬‭ da‬‭ plataforma‬‭ é‬‭ ineficaz‬‭ quanto‬‭ ao‬‭ acesso‬‭ aos‬ ‭ conteúdos.‬‭ Ademais,‬‭ os‬‭ resultados‬‭ evidenciam‬‭ a‬‭ urgente‬‭ necessidade‬‭ de‬ ‭ disponibilizar‬‭ e‬‭ disseminar‬‭ recursos‬‭ educacionais‬‭ digitais‬‭ acessíveis,‬‭ bem‬‭ como‬‭ de‬ ‭ fomentar‬‭ a‬‭ produção‬‭ de‬‭ novos‬‭ RED’s‬‭ para‬‭ responder‬‭ ao‬‭ problema‬‭ da‬‭ violência‬ ‭ escolar.‬ ‭
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO
Externo à Instituição - ALVARO CAVALCANTI DE ALMEIDA FILHO
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS