PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: CARLA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 31/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A
IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de matemática, Ludicidade, Laboratório didático.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A pesquisa desenvolvida aborda um conjunto de problemáticas que impactam diretamente o
ensino da Matemática em escolas públicas, especialmente em contextos de vulnerabilidade
social, como é o caso do município de Santa Rita/PB. Entre as principais questões identificadas,
destaca-se o baixo desempenho dos alunos em Matemática, confirmado por dados de avaliações
nacionais e internacionais, como o SAEB e o PISA, que evidenciam que grande parte dos
estudantes brasileiros apresenta dificuldades significativas nessa área, com índices ainda mais
preocupantes nas escolas da região Nordeste. Considerando tais problemáticas, indaga-se: como
a implementação de um Laboratório Didático de Matemática, que alie teoria e prática por meio
de atividades lúdicas e materiais manipulativos, como os jogos, pode impactar a aprendizagem
dos alunos do 6º ao 9º ano de uma escola pública municipal de Santa Rita/PB, a partir de sua
própria percepção? A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória e
descritiva, com três etapas metodológicas: diagnóstica (entrevistas com professores),
intervenção (execução de atividades pedagógicas lúdicas e construção do espaço interativo) e
análise (percepções dos alunos).Embora o foco desta pesquisa fosse a elaboração do laboratório,
diante das limitações estruturais da escola, não foi possível implementar um laboratório com
infraestrutura adequada, sendo adaptado um espaço interativo que serviu como ambiente de
aprendizagem. Os resultados demonstram que as atividades lúdicas e os jogos pedagógicos
contribuíram para ressignificar a percepção dos alunos sobre a Matemática, despertando maior
interesse, participação e desempenho. Conclui-se que a criação de um espaço interativo (sala),
articulado a metodologias lúdicas, pode promover um ensino de Matemática mais atrativo,
contextualizado e eficaz, especialmente em contextos de vulnerabilidade educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - JIVAGO CORREIA BARBOSA