PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CARLA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 31/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de matemática, Ludicidade, Laboratório didático.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A pesquisa desenvolvida aborda um conjunto de problemáticas que impactam diretamente o ensino da Matemática em escolas públicas, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, como é o caso do município de Santa Rita/PB. Entre as principais questões identificadas, destaca-se o baixo desempenho dos alunos em Matemática, confirmado por dados de avaliações nacionais e internacionais, como o SAEB e o PISA, que evidenciam que grande parte dos estudantes brasileiros apresenta dificuldades significativas nessa área, com índices ainda mais preocupantes nas escolas da região Nordeste. Considerando tais problemáticas, indaga-se: como a implementação de um Laboratório Didático de Matemática, que alie teoria e prática por meio de atividades lúdicas e materiais manipulativos, como os jogos, pode impactar a aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano de uma escola pública municipal de Santa Rita/PB, a partir de sua própria percepção? A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com três etapas metodológicas: diagnóstica (entrevistas com professores), intervenção (execução de atividades pedagógicas lúdicas e construção do espaço interativo) e análise (percepções dos alunos).Embora o foco desta pesquisa fosse a elaboração do laboratório, diante das limitações estruturais da escola, não foi possível implementar um laboratório com infraestrutura adequada, sendo adaptado um espaço interativo que serviu como ambiente de aprendizagem. Os resultados demonstram que as atividades lúdicas e os jogos pedagógicos contribuíram para ressignificar a percepção dos alunos sobre a Matemática, despertando maior interesse, participação e desempenho. Conclui-se que a criação de um espaço interativo (sala), articulado a metodologias lúdicas, pode promover um ensino de Matemática mais atrativo, contextualizado e eficaz, especialmente em contextos de vulnerabilidade educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - JIVAGO CORREIA BARBOSA