PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JULLIENNE MOURA COSTA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLIENNE MOURA COSTA
DATA: 25/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual: Banca de Mestrado - Jullienne Moura 25 de setembro de 2025, 2:00pm 26 de setembro de
TÍTULO: SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA USO
DA GAMIFICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA-PB:
A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FOCO
PALAVRAS-CHAVES: supervisores; gamificação; práticas pedagógicas; recomposição de
aprendizagens; Educação básica; Santa Rita-PB
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pandemia trouxe inúmeros desafios para o contexto escolar, evidenciando a
necessidade urgente de recomposição da aprendizagem dos alunos. Estudos indicam
que atividades gamificadas podem ser uma estratégia eficaz para potencializar essa
aprendizagem, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio
processo educativo utilizando essas novas tecnologias. Tais estratégias, ao
potencializar a ludicidade, favorece um aprendizado mais dinâmico. A pesquisa
buscou desenvolver um estudo que tematiza a recomposição da aprendizagem e uso
da gamificação em escolas. A pergunta central foi delineada da seguinte forma: como
a supervisão pedagógica do município de Santa Rita pode contribuir para a formação
docente, enfocando o uso da gamificação no ciclo da alfabetização? Como objetivo
geral, delimitou-se: analisar como a supervisão pedagógica do município de Santa
Rita pode contribuir para a formação de docentes de alfabetização, fomentando o uso
de atividades gamificadas.Já em relação aos objetivos específicos, delinearam-se: i)
Identificar os saberes dos supervisores e de docentes do ciclo de alfabetização dos
polos I e II, sobre a estratégia da gamificação; ii) Contribuir para a melhoria da
aprendizagem do ciclo de alfabetização dos polos I e II, por meio de atividades
gamificadas; iii) Elaborar um Guia de estratégias com atividades gamificadas,
alinhadas ao campo de leitura/escrita para 1º e 2º anos.Trata-se de uma pesquisa
com abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de
questionários online, via Google Forms, aplicados para supervisores e professores.
Como resultado, identificaram-se lacunas na formação de docentes e supervisores
sobre conceitos e uso da gamificação, o que consolidou a importância da elaboração
do produto ora apresentado: um guia de estratégias com atividades gamificadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2356641 - ELZANIR DOS SANTOS
Interno - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Interno - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Externo ao Programa - 2104333 - NADIA JANE DE SOUSA